Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falso: foto de festival cheio de lixo é antiga e não tem nenhuma relação com Greta

Usuários das redes sociais estão compartilhando imagem de um palco do Glastonbury e associando-a a discurso da ativista sueca

MonitoR7|Eduardo Reis*, do R7

Greta Thunberg é alvo de mais uma mentira
Greta Thunberg é alvo de mais uma mentira Greta Thunberg é alvo de mais uma mentira

Uma foto do festival de música Glastonbury, no Reino Unido, tem sido compartilhada nas redes sociais por usuários que associam a grande quantidade de lixo que aparece nela a um discurso da ativista ambiental Greta Thunberg. A imagem é de 2015, enquanto a fala da sueca ocorreu neste ano.

Greta apareceu de surpresa durante o quarto dia do tradicional festival de música, realizado anualmente na cidade de mesmo nome, no sul da Inglaterra. Sua manifestação durou cerca de dez minutos e antecedeu o show da banda HAIM, no Pyramid Stage, o palco principal do evento. A sueca falou sobre os jovens tomarem a iniciativa quanto à emergência climática e criticou os líderes mundiais pela inatividade quanto ao meio ambiente.

O nome da jovem de 19 anos geralmente provoca reações polarizadas nas redes sociais. Quem a apoia aplaudiu a atitude. Por outro lado, a criticam. Seria uma ironia muito grande que, logo após a fala de Greta sobre preservação ambiental, o local do festival estivesse uma imundície, com lixo espalhado pelo chão. Essa foi a acusação feita após as apresentações.

A foto, porém, é antiga. Por meio do recurso de pesquisa reversa de imagem, o MonitoR7 chegou ao jornal britânico Daily Mail. O registro foi feito pelo fotógafo David Hedges no dia 29 de julho de 2015

Publicidade

O cenário cheio de lixo foi registrado após apresentação do cantor americano Lionel Ritchie no mesmo Pyramid Stage. Foram necessários 800 voluntários para recolher 1.650 toneladas de lixo.

A edição deste ano do festival de Glastonbury contou com apresentações de artistas como Billie Eilish, Olivia Rodrigo, Kendrick Lamar, Paul McCartney e Lorde.

Publicidade

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiário do R7, com edição de Raphael Hakime

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.