MonitoR7 Falso: presidente da Ucrânia não escreveu livro inspirado em obra de Hitler

Falso: presidente da Ucrânia não escreveu livro inspirado em obra de Hitler

Postagens nas redes sociais tentam associar um suposto livro escrito por Zelenski com a obra 'Minha Luta' do líder nazista

  • MonitoR7 | Do R7

Montagem publicada na internet comparando a autobiografia de Hitler com um suposto livro de Zelenski

Montagem publicada na internet comparando a autobiografia de Hitler com um suposto livro de Zelenski

Reprodução

Uma montagem que circulou na internet recentemete compara um suposto livro autobiográfico do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, com a obra escrita pelo líder nazista, Adolf Hitler. 

A imagem compartilhada nas redes sociais mostra que haveria semelhanças na foto usada na capa e na diagramação do título, que inclusive seria o mesmo: Minha Luta.

A montagem teria sido amplamente compartilhada em grupo pró-rússia no Telegram, aplicativo de troca de mensagens.

A foto da montagem foi publicada no Twitter por Ivan David, um membro tcheco do Parlamento Europeu do partido de direita Svoboda a přímá democracia (SPD).

O portal tcheco Irozhlas, que faz parte do serviço público do país, afirma que a foto da capa do livro Minha Luta que teria sido escrito por Zelenski é uma montagem.

Além disso, nenhum comunicado oficial sobre a publicação de um livro intitulado “Minha luta” foi divulgado no site oficial do presidente ucraniano ou em seus perfis sociais.

Na semana passada, Zelenski lançou o livro: Uma mensagem da Ucrânia, que reúne seus discursos ao redor do mundo desde o início da guerra em 24 de fevereiro. 

A Embaixada da Ucrânia em Praga, capital da República Checa, nega as acusações de que Zelenski publicou o livro Minha Luta. Segundo afirmou a porta-voz da Embaixada, Tetiana Okopna, a foto é uma fake news.

Últimas