Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Rússia x Ucrânia

MonitoR7 Falso: primeira-dama da Ucrânia não foi a Paris comprar roupas

Falso: primeira-dama da Ucrânia não foi a Paris comprar roupas

Imagem mostra Olena Zelenska supostamente em um avião particular ao retornar para Kiev após visitar a França em dezembro

  • MonitoR7 | Do R7

Resumindo a Notícia

  • É falsa a notícia de que Olena Zelenska foi a Paris comprar roupas de marca
  • Nas redes sociais, usuários disseram que a primeira-dama utilizou um jato privado
  • Na verdade, Zelenska foi à França para eventos oficiais em um jato do governo ucraniano
  • Foto usada como prova para as compras de Zelenska é montagem
Foto em que supostamente aparece Olena Zelenska foi digitalmente alterada

Foto em que supostamente aparece Olena Zelenska foi digitalmente alterada

Reprodução Twitter/Grazina 53

Uma notícia falsa circulou nas redes sociais na última semana, que afirmava que a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, havia visitado Paris, na França, para comprar roupas de luxo, após pedir dinheiro para que o país combatesse a Rússia na guerra.

Como prova da ação de Zelenska, usuários publicaram uma foto da primeira-dama em um avião particular com blusas e calças de marca. Entretanto, é possível ver que o rosto da esposa de Volodmir Zelenski foi inserido digitalmente na imagem.

“Olena Zelenska, esposa do presidente ucraniano Zelenski, supostamente gastou 40 mil euros em uma viagem de compras a Paris, enquanto visitava o país para pedir mais ajuda para a Ucrânia, reivindicaram funcionários da loja pela internet”, afirmou uma internauta.

A informação, porém, foi negada por diversos portais internacionais especializados na checagem de notícias.

De acordo com o India Today, a foto original traz o empresário do ramo de criptomoedas Richard Heart. Conhecido por ostentar, o norte-americano diz ter o maior diamante lapidado do mundo, a Ferrari mais rápida já produzida e mais de 10 milhões de dólares em relógios.

A segunda afirmação, de que Zelenska estava em um jato privado, também é falsa. A primeira-dama foi a Paris no jato oficial ucraniano de matrícula UR-ABA. Segundo o portal holandês DPA Fact Checking, a aeronave levou a esposa de Zelenski da Polônia para a França no dia 11 e, três dias depois, retornou à Polônia.

Durante a visita a Paris, Zelenska presidiu uma conferência de apoio à Ucrânia, assim como se encontrou com autoridades, incluindo a primeira-dama da França, Brigitte Macron.

Grande parte das publicações que ligavam Zelenska a essa suposta viagem de compras a Paris foi removida das redes sociais.

Ucrânia decide demolir estátua de 122 anos que simbolizava poder do império russo

Últimas