Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falso: soldados russos não colecionam dentes de ouro de ucranianos torturados

Apesar do indício de crimes de guerra em Kharkiv, itens são de um dentista local e não têm ligação com conflito entre Kiev e Moscou

MonitoR7|Do R7

Locais de tortura foram descobertos em Pisky-Radkivski, na região de Kharkiv
Locais de tortura foram descobertos em Pisky-Radkivski, na região de Kharkiv Locais de tortura foram descobertos em Pisky-Radkivski, na região de Kharkiv

Uma pirâmide de notícias, algumas verdadeiras e outras falsas, foi criada a respeito de câmaras de tortura na região de Kharkiv, na Ucrânia. Além do sequestro e abuso de moradores, um pote de dentes de ouro e uma máscara de gás, uma reportagem da imprensa alemã gerou acusações russas.

Um pote com dentes de ouro e uma máscara de gás foram supostamente encontrados por soldados ucranianos em Pisky-Radkivski, na região de Kharkiv. Em outubro de 2022, pelo Twitter, a Defesa do país relacionou os objetos encontrados a Auschwitz, famoso campo de concentração nazista na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.

“A câmara de tortura em Pisky-Radkivsk. Duas fotos. Uma máscara de gás que foi colocada na cabeça de uma vítima que foi coberta com um pano fumegante e enterrada viva. E uma caixa com dentes de ouro. Uma mini-Auschwitz. Quantas outras mais serão encontradas na Ucrânia ocupada?”

O veículo alemão Bild foi até a região e constatou, de fato, que moradores de Pisky-Radikivski foram torturados. A população local relatou gritos de ajuda e choros em diferentes prédios, enquanto duas pessoas da vila contaram com detalhes como foram agredidas quando sequestradas pelos militares da Rússia.

Publicidade

Além disso, a história dos dentes foi apurada, e os jornalistas descobriram que as próteses foram roubadas por soldados russos durante a guerra, e não extraídas da boca dos ucranianos.

Um dentista local, chamado de Serhiy, por sua vez, disse ao Bild que acredita que os militares de Moscou levaram os dentes por achar que o material era de ouro, quando na verdade se tratava de aço inoxidável pintado de dourado. Outra possibilidade é que os soldados usassem os itens para intimidar os moradores locais.

Publicidade

Apesar de todo o trabalho de apuração dos jornalistas do Bild, que desmentiram a afirmação da Defesa da Ucrânia, a mídia russa tentou deslegitimar a reportagem alemã, inclusive o trecho sobre as torturas.

Ou seja, é falsa a versão ucraniana de que soldados russos estão extraindo dentes de moradores de Pisky-Radkivsk durante sessões de tortura. Porém, há indícios, sim, de que os militares de Moscou violentaram a população local durante a ocupação.

Ucrânia decide demolir estátua que simbolizava poder do império russo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.