Vídeo mostra suposta boneca envenenada usada em tentativa de sequestro
ReproduçãoUm vídeo que circula nas redes sociais e nos aplicativos de celular mostra um homem dando uma boneca a uma mulher que segura uma menina, em uma suposta tentativa de sequestro da criança. O sujeito chega de carro e abre o vidro para entregar o brinquedo. Em seguida, a mulher, que seria a mãe da menina, cai no chão, como se afetada por algum produto inalável presente na boneca. O vídeo em questão é falso.
Internautas apontam diversas inconsistências que deixam claro tratar-se de uma produção, e não o vídeo de uma tentativa de crime ocorrida.
O sequestro teria sido frustrado pela avó da criança, que chega e tenta agredir o suposto criminoso, que foge. Uma inconsistência relevante é, no fim do vídeo, a aparente vítima guardar a boneca que a teria feito desmaiar. Em vez de abandonar o item com entorpecente na rua, ela recolhe a boneca para levar para dentro do prédio.
Além disso, o falso criminoso não aproveita o fato de a mulher estar caída para efetivamente levar a menina. Ele simula que puxa a garota pelo braço, sem realmente mostrar a intenção de colocar a criança dentro do carro. As aproximações e o distanciamento (zoom) ao longo do vídeo também chamam a atenção.
Pessoas que viram as imagens destacam ainda que o carro do provável criminoso tem um cartaz com a propaganda de um delegado responsável por um movimento contra a violência aos animais.
Por fim, uma busca pelo vídeo no Facebook leva a uma página criadora de conteúdo digital. Ela abriga outros vídeos que alertariam sobre situações de perigo.