Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ferenc Puskas fez mais gols que Pelé? Não é bem assim

Jogador húngaro marcou mais por seleções que o brasileiro, porém, no total de gols na carreira, o Rei lidera o ranking

MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*

Puskas ganha de Pelé quando o assunto é gols pela seleção do país
Puskas ganha de Pelé quando o assunto é gols pela seleção do país Puskas ganha de Pelé quando o assunto é gols pela seleção do país

A pouco mais de um mês da Copa do Mundo, as discussões sobre maiores goleadores da história do futebol voltam à tona para os torcedores e falar em gol é falar de Pelé. Porém, falar de artilharia e Pelé é colocar o Rei do Futebol em comparação com outros jogadores que também ficaram famosos por fazer muitos gols. Daí começam alguns questionamentos.

Ferenc Puskas é um desses nomes que sempre fazem sombra a Pelé. Acontece que o húngaro realmente fez mais gols que o para sempre Rei do Futebol. Porém, esse dado só vale se forem contabilizados tentos marcados pela seleção do país — ou seleções, no caso de Puskas.

Pelé fez 77 gols, em 92 jogos vestindo a amarelinha, enquanto Puskas fez 84, em 85 partidas pelas seleções da Hungria e da Espanha. Os dados são oficiais da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol).

Na contagem geral, os números favorecem o brasileiro. A IFFHS afirma que no total Pelé tem 767 gols na carreira. Já Puskas tem 598. Para nivelar a comparação, são contabilizadas apenas partidas oficiais.

Publicidade

Assim, Puskas não tem mais gols que Pelé na contagem geral. A superioridade do húngaro sobre o brasileiro só se prova quando contabilizadas somente partidas válidas pelas seleções de cada um deles. No geral, o Rei do Futebol segue na frente de Puskas.

*Estagiária do R7, sob a supervisão de André Avelar

Fifa 23: veja a evolução de Neymar em um dos games de futebol mais jogados no mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.