Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fim da gasolina? Entenda o que é hidrogênio verde, o 'combustível do futuro'

Trata-se de um combustível obtido por meio de fontes renováveis, que o tornam mais competitivo em relação a outras opções

MonitoR7|Johnny Negreiros, do R7*

Hidrogênio verde é um combustível obtido por meio de fontes renováveis de energia
Hidrogênio verde é um combustível obtido por meio de fontes renováveis de energia Hidrogênio verde é um combustível obtido por meio de fontes renováveis de energia

O hidrogênio é o elemento químico mais simples e abundante na natureza. Isso é algo que é ensinado na escola, fora das discussões entre cientistas.

No entanto, ele pode ser muito mais do que isso. Na verdade, uma de suas versões, o hidrogênio verde, é o “petróleo do futuro”. É o que dizem três dos quatro especialistas ouvidos pelo R7.

Carro a hidrogênio é um carro elétrico. A única diferença é que%2C em vez de uma bateria%2C ele tem uma célula de hidrogênio no tanque que guarda hidrogênio. Qual é a grande beleza dessa tecnologia%3F É que um litrinho de hidrogênio leva esse carro a rodar quilômetros e quilômetros

(André Clark, vice-presidente sênior da Siemens Energy para a América Latina)

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Basicamente, o hidrogênio verde é um combustível obtido através de fontes renováveis de energia. Assim, há pouca ou nenhuma emissão de carbono no processo. Esse é seu diferencial.

Portanto, não se trata de uma substância verde. Esse nome apenas indica que ele é sustentável do ponto de vista do meio ambiente.

Publicidade

Leia também

Isso porque há outros “hidrogênios”, com diferentes cores, como o cinza, o marrom e o azul.

“São diversas cores, que tipificam o hidrogênio a partir do processo ou da energia que você usa. Então, se você usa o gás para produzir hidrogênio, tem captura de carbono no processo. Esse é o hidrogênio azul”, explica o secretário de Hidrogênio Verde do Inel (Instituto Nacional de Energia Limpa) , Luiz Piauhylino Filho.

Publicidade

Além disso, a principal vantagem do hidrogênio verde é a logística, mesmo em relação a outras fontes de energia limpa. Ou seja, é fácil transportá-lo.

"Você consegue transportar energia de um lugar para outro sem necessitar de linhas de transmissão extensas. Produz aquela energia naquela localidade, na forma de uma molécula, né? E transporta essa molécula para a localidade em que você precisa usar essa energia”, afirma Piauhylino Filho.

No Brasil já há empresas instaladas que fornecem equipamentos para a produção do combustível. Três delas são: Hytron, ThyssenKrupp e a própria Siemens Energy.

Outro lado

Já a gerente-executiva da Abiogás (Associação Brasileira de Biogás), Tamar Roitman, tem visão diferente. Para ela, “não há bala de prata”.

Ou seja, ela acredita que o hidrogênio verde é uma das opções para a transição energética em direção à descarbonização da economia, global e brasileira. Para a especialista, o biometano é outra possível alternativa para isso.

“Tem uma série de processos em que há dificuldade de descarbonizar. Então, quando a gente fala do transporte pesado, o biometano é uma solução."

Estimativas para o futuro

A consultoria alemã Roland Berger estima que o Brasil terá receita anual de R$ 150 bilhões na cadeia de produção do hidrogênio verde em 2050.

Além disso, o Brasil produzirá o hidrogênio verde mais competitivo do mundo até 2030, conforme projeção da BloombergNEF. Elbia Gannoum, presidente-executiva da ABEE (Associação Brasileira de Energia Eólica), crava, com base nisso:

“O Brasil será o país mais competitivo do mundo na produção de hidrogênio verde porque vai utilizar energia renovável, a eólica, a solar, a energia das hidrelétricas para produzir esse hidrogênio.”

*Sob supervisão de Ana Vinhas

Gasolina mais cara? Petrobras diz que não há discussão para mudar política de preços

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.