Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Flagrante de ouro que ong's desviaram da Amazônia?

Flagrante de ouro que ong's desviaram da Amazônia?

Vídeo mostra apreensão de ouro e mensagens relacionam a descoberta a operação militar contra "ong estrangeira"

As Forças Armadas teriam descoberto esquema de desvio de ouro por organizações não-governamentais

As Forças Armadas teriam descoberto esquema de desvio de ouro por organizações não-governamentais

FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO - 29.08.2018

Um vídeo de um militar fazendo uma apreensão de barras de ouro chamou atenção das redes sociais no último final de semana. De acordo com as publicações, as imagens seriam de uma "Operação das Forças Armadas Brasileiras, identificando o principal método usado por uma ONG estrangeira em operação na amazônia". 

No vídeo, uma peça automotiva prateada é aberta com uma ferramenta pelo oficial, que tira de dentro dela algumas peças de espuma e as barras de ouro embrulhadas em papel. O vídeo recebeu o selo de "Encaminhado muitas vezes" pela plataforma WhatsApp.

A mensagem que acompanha as imagens afirma que o objetivo da operação seria para "defender a floresta as girafas, elefantes, tigres leões e os cangurus nativos de nossa floresta!!!". Nesse caso, o comentário, em tom de ironia, faz uma espécie de crítica às ONG's que trabalham na floresta. A intenção é dizer que as organizações inventam bichos para serem defendidos, apenas para ganhar dinheiro público.

O vídeo realmente mostra uma apreensão de ouro, mas a operação não foi feita pelas Forças Armadas e o alvo não era uma organização não-governamental. Na verdade, trata-se de uma apreensão que ocorreu em Montes Claros de Goiás, no oeste do Estado, na madrugada da última sexta-feira (18).

A operação foi realizada pela equipe do Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar Estadual de Goiás (PM-GO). Segundo informações do próprio departamento, durante a busca pessoal e veicular, a princípio, não foi localizado nada de ilícito no automóvel. Porém, durante a entrevista, foi observada uma peça de câmbio avulsa na carroceria da caminhonete abordada.

Os policiais estranharam aquela peça solta na carroceria e decidiram verificar. "Foram localizadas 19 barras de ouro de tamanhos e pesos diversos, totalizando mais de 11kg", segundo comunicado publicado no site da PM-GO. 

O ouro, proveniente de garimpos e explorações ilegais, foi levado para a Polícia Federal de Goiânia. No total, foram apreendidos 11,3kg de ouro, o veículo utilizado e os dois homens que estavam fazendo o transporte foram presos. De acordo com a Polícia Militar goiana, o prejuízo para o crime é de 4,2 milhões de reais. Ainda não se sabe a origem exata do meta e nem qual seria o seu destino final.

Portanto, as mensagens usam um vídeo real, mas com informações completamente distorcidas.  As imagens foram registradas em uma operação da Polícia Militar, em Goiás. O ouro descoberto não tem nenhuma relação com organização não-governamental, seja estrangeira e nacional. O outro descoberto e apreendido era proveniente de garimpo ilegal, uma das atividades mais combatidas pelos ambientalistas e defensores da floresta.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Imagem mostra ouro apreendido pela Polícia Militar goiana, em operação contra garimpo ilegal

Imagem mostra ouro apreendido pela Polícia Militar goiana, em operação contra garimpo ilegal

Reprodução/Arte R7

Últimas