Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Estado Islâmico

MonitoR7 Foto que emocionou redes sociais é do Afeganistão?

Foto que emocionou redes sociais é do Afeganistão?

Imagem de pai e filha, fugindo, em pânico, apareceu em várias postagens, relacionada com ocupação do país pelo Talibã

Pai e filha fogem de conflito

Pai e filha fogem de conflito

Rede social

Uma foto de um homem e uma criança chorando enquanto correm, aparentemente fugindo de algo, tem aparecido em algumas postagens em redes sociais, sendo relacionada com o retorno do Talibã no Afeganistão.

No Facebook, numa página em inglês seguida por mais de um milhão de contas, por exemplo, a imagem está acompanhada de uma legenda, “um bom pai vai proteger sua filha. Rezem pelo Afeganistão". Só esta publicação teve mais de 16 mil compartilhamentos. 

A foto, porém, foi tirada no Iraque, durante um conflito em Mossul, em 2017. Na época, o Estado Islâmico estava no poder e controlava a região em que pai e filha estavam. Os dois corriam em direção a soldados das Forças Especiais do Iraque.

O autor da foto é Goran Tomasevic, da agência de notícias Reuters. O próprio Facebook colocou um aviso na publicação, de que "verificadores de informações independentes afirmam que essa informação pode enganar as pessoas".

O Talibã assumiu o controle de quase todo o território do Afeganistão no dia 15 de agosto de 2021, impondo as leis da Sharia sobre a população. Mulheres devem se cobrir e sofrem punições caso mostrem seu rosto em público, meninas são proibidas de frequentar a escola e a legislação é rígida para todos os cidadãos. A retomada do poder ocorreu quando os Estados Unidos começaram a retirar suas tropas do país.

A foto mostra pai e filha fugindo de conflito, mas em 2017, no Iraque

A foto mostra pai e filha fugindo de conflito, mas em 2017, no Iraque

Montagem rede social

Últimas