Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Gibraltar, país mais vacinado do mundo, cancelou o Natal?

Gibraltar, país mais vacinado do mundo, cancelou o Natal?

Governo teria "desencorajado fortemente" reuniões familiares para as festas de fim de ano, por causa de uma nova onda de covid

  • MonitoR7 | Do R7

Gibraltar

Gibraltar

Getty Images

Grupos do Telegram e do Whatsapp estão compartilhando a informação que o pequeno país de Gibraltar, território ultramarino britânico que faz divisa com a Espanha, teria "cancelado o Natal". O motivo seria uma alta de casos de covid-19, apesar de ser o país mais vacinado do mundo.

O MonitoR7 já fez uma checagem anterior de mensagens tratando da situação da pandemia em Gibraltar(link abaixo). Aparentemente, o fato de ser uma nação totalmente vacinada atrai a atenção dos grupos anti-vacina, que destacam qualquer aumento no número de casos.

Uma informação do site Contra Fatos, anexada às mensagens, cita que o governo "desencorajou fortemente" as reuniões para comemoração das festas de final do ano. 

O governo de Gibraltar liberou nos últimos dias comunicados referentes ao assunto. No dia 18 de novembro, publicou orientações sobre as comemorações de Natal e Ano Novo. A recomendação é que, na verdade, a população tenha cautela e cuidado ao organizar estes encontros.

O órgão local equivalente ao ministério da saúde ressalta que 95% dos novos casos de coronavírus são assintomáticos. Portanto, se alguém apresentar febre, tosse ou perda do paladar e olfato, por exemplo, é aconselhável que não se reúna com outras pessoas. O ministro chefe disse que o governo "quer evitar novos fechamentos nos próximos meses".

A única restrição oficial que o governo adotou foi o cancelamento de um evento natalinol. Trata-se do "Festival das Luzes", que neste ano ocorrerá de maneira virtual assim, como ano passado, por precaução.

Gibraltar não registra uma morte sequer por covid há mais de um mês e o número de diagnósticos positivos vem apresentando tendência de queda. Os cuidados continuam sendo necessários porque ainda há registros de casos em países próximos(a Europa tem registrado aumento no número de casos) e nenhuma vacina evita totalmente a transmissão do vírus.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Mensagem circulando no Telegram

Mensagem circulando no Telegram

REPRODUÇÃO/ARTE R7

Últimas