Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Governo de SP manda mensagens que orientam sobre o coronavírus?

Governo de SP manda mensagens que orientam sobre o coronavírus?

Golpistas enviam falsas mensagens educativas em nome do governo, com anexos que podem até clonar seu celular

  • MonitoR7 | Do R7

Pexels

Se você receber uma mensagem do Governo de São Paulo no seu celular, desconfie — estão utilizando o nome e até a marca oficial do governo para aplicar golpes. O problema é tão sério que o próprio Palácio dos Bandeirantes emitiu um alerta sobre os riscos dessas mensagens, com um vídeo de orientação em sua conta oficial no Facebook.

A fraude ocorre da seguinte maneira: você recebe uma mensagem de número desconhecido mas com o logotipo oficial do Governo de São Paulo como imagem do perfil. A mensagem tem um texto, acompanhado de um vídeo, logo acima.

O texto traz informações sobre cuidados para combater o coronavírus, como evitar aglomerações, usar máscara e lavar as mãos. Apresenta também o endereço correto para acessar o site oficial do governo sobre a Covid-19.

O detalhe importante está no fim do texto. A última frase é: "Responda OK nesta mensagem, para habilitar o link". Segundo o alerta emitido pelo Governo de São Paulo sobre tais mensagens falsas, isso permitiria que os golpistas clonem o seu número de WhatsApp.

Luiz Augusto D'Urso, advogado e professor de Direito Digital na Fundação Getulio Vargas (FGV), esclarece a estratégia usada pelos criminosos: "Eles incluem essa opção do "OK" porque a plataforma bloqueia, por padrão, links de números desconhecidos". Eles usam sua curiosidade e vontade de receber informações para ajudá-los a aplicar o golpe.

O professor também explica que há outras variações do mesmo golpe, que se aproveitam do cenário pandêmico: "Os infratores dizem que, para estar apto a receber a vacina, tem que clicar no link, preencher formulários ou até enviar códigos, que supostamente seriam protocolos". A orientação do especialista é a "desconfiança absoluta" ao receber mensagens que solicitam acesso a esse tipo de informação.

Segundo a orientação do Governo do Estado de São Paulo, a sua conta oficial no WhatsApp tem o selo de verificado e usa somente este número: (11) 95220-2923. O pedido é para desconfiar de mensagens que usem a imagem oficial do Governo, com números diferentes.

Caso você se distraia e acabe sendo vítima de uma mensagem similar, o especialista em Direito Digital orienta que você entre imediatamente na plataforma de troca de mensagens e retome seu acesso na "Barra Ajuda", seguindo os passos que a empresa fornece. Também é necessário avisar a todos os parentes próximos e conhecidos de que seu número está clonado, já que os criminosos costumam pedir empréstimos em nome da vítima.

Segundo Luiz Augusto D'Urso, também é importante registrar um boletim de ocorrência, que pode servir de comprovante de que você perdeu o controle de sua conta. É possível fazer esse registro em qualquer unidade da Polícia Civil, mas, se existir em sua cidade, é interessante procurar a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI).

Os dados coletados no BO também serão muito úteis para que as autoridades obtenham informações sobre o número de pessoas afetadas e as estratégias usadas pelos criminosos. O registro do crime ajuda o trabalho da polícia.

 Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 99240-7777

Mensagens em aplicativos usam nome de governo para aplicar golpes

Mensagens em aplicativos usam nome de governo para aplicar golpes

Reprodução/ Arte R7

Últimas