Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Governo usa tecnologia inovadora na construção de ferrovia em MT?

Governo usa tecnologia inovadora na construção de ferrovia em MT?

Vídeo viraliza, mostrando maquinário moderno, que coloca trilhos com rapidez e facilidade e estaria sendo usado na construção de ferrovia em Lucas do Rio Verde(MT)

Obra de expansão da Estrada de Ferro Carajás foi feita pela mineradora Vale

Obra de expansão da Estrada de Ferro Carajás foi feita pela mineradora Vale

Divulgação/Record TV

Circula em grupos de WhatsApp um vídeo que mostra a construção de uma estrada de ferro utilizando uma grande máquina. O equipamento parece fazer o trabalho praticamente sem apoio humano.

Os trilhos vão sendo colocados na sequência e na distância certa, por um braço mecânico. A imagem impressiona, especialmente a quem já viu imagens da construção tradicional de ferrovias, que exige muitas pessoas, fazendo um trabalho braçal para colocação dos trilhos.

A modernidade mostrada no vídeo é atribuída à implantação de uma ferrovia pelo governo federal em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. Uma das cidades com maior produção agrícola do país, graças, principalmente, à soja. A publicação foi encaminhada por um leitor ao MonitoR7, para verificarmos as informações.

Para começar, assistindo o vídeo, que tem cerca de quatro minutos, uma pessoa não identificada afirma que a gravação está sendo feita em Marabá. A cidade de Marabá fica no Pará. A pessoa afirma ainda que a ferrovia que está sendo construída com aquele maquinário irá até a capital do Maranhão, São Luís. Aí já está desmentida a informação da publicação sobre a localização da obra.

Ainda observando o vídeo, é possível identificar o nome e o logo da empresa Vale tanto no maquinário quanto nas roupas dos funcionários da obra. A Vale é uma das maiores companhias de mineração do mundo, sediada no Brasil.

O trajeto informado pelo trabalhador no vídeo, de Marabá até São Luís, é o mesmo da Estrada de Ferro Carajás, que tem quase 900 quilômetros de extensão e liga uma mina de minério de ferro Em Carajás até o porto privado Ponta da Madeira, na capital maranhense, que pertence à Vale.

Segundo a empresa, essa estrada, ligada a outras duas ferrovias, permite conexão com sete estados do Nordeste, além de Goiás, Tocantins e Maranhão. Mato Grosso é ligado a essa rede de ferrovias. As obras de construção, desenvolvidas pela própria Vale, foram concluídas em agosto de 2018.

Esse mesmo vídeo vem sendo usado com informações falsas desde, pelo menos, 2018, como é possível constatar em pesquisa na internet. 

A cidade matogrossense de Lucas do Rio Verde deve receber uma obra ferroviária federal, com o futuro prolongamento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste(Fico). O governo federal lançou as obras da primeira etapa da Fico em setembro passado.

Com 383 quilômetros de extensão, o projeto ligará as cidades de Mara Rosa(GO) a Água Boa(MT), com investimento de 2,7 bilhões de reais e previsão de geração de 4,6 mil empregos. O investimento virá justamente da mineradora Vale, que deve executar a obra em troca da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

O prolongamento da Fico, que chegará a Lucas do Rio Verde, será um trecho de 557 quilômetros, que exigirá investimentos de 6,4 bilhões de reais, numa nova parceria privada. A Fico permitirá a conexão com a Ferrovia Norte-Sul, garantindo o escoamento da produção do agronegócio do Centro-Oeste através do porto de Itaqui, no Maranhão.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Publicações trazem informação falsa sobre vídeo que mostra construção de ferrovia

Publicações trazem informação falsa sobre vídeo que mostra construção de ferrovia

Arte R7

Últimas