MonitoR7 Gretchen fez música de Katy Perry ser número 1 nas paradas? Falso

Gretchen fez música de Katy Perry ser número 1 nas paradas? Falso

Brasileira participou do lyric vídeo de 'Swish Swish' após memes e até apareceu na turnê americana, mas não teve impacto nos charts

  • MonitoR7 | Do R7

Resumindo a Notícia
  • Apesar do impacto na cultura pop, o vídeo com Gretchen não alterou as paradas

  • Mesmo nas visualizações, o clipe oficial é maior que o lyric vídeo

  • A brasileira cometeu imprecisões quanto aos resultados da música nos charts

É falso que Gretchen fez música de Katy Perry ser número 1

É falso que Gretchen fez música de Katy Perry ser número 1

Reprodução / Divulgação

Conhecida como a "rainha da internet", a cantora Gretchen sempre domina as redes sociais com uma enxurrada de memes, seja lá qual o assunto. O poder virtual da artista chamou a atenção de personalidades internacionais, como a diva pop Katy Perry.

Como parte da divulgação da música Swish Swish, a americana chamou Gretchen para participar do lyric vídeo (vídeo animado com a letra da música) da canção. O clipe foi lançado em julho de 2017, dois meses após o lançamento oficial da faixa.

Com quase 90 milhões de visualizações, a aparição da brasileira no canal de Katy foi um acontecimento que os fãs relembram com carinho. Assim como Gretchen, que se orgulha muito de ter sido convidada pela estrela pop. Durante a última turnê de Katy no Brasil, em 2018, a brasileira chegou a subir ao palco com a artista.

Apesar de marcante, a aparição de Gretchen não deu o impulso necessário para que a música se tornasse um hit, mesmo no Brasil, ao contrário do que a cantora já falou em algumas entrevistas.

Ao podcast Flow, por exemplo, a brasileira chegou a dizer que o lyric vídeo fez com que Swish Swish chegasse ao número 1 na Billboard Hot 100, a parada oficial de singles dos Estados Unidos.

"Quando ela me chamou para fazer o vídeo, a música estava em 174° lugar na Billboard. Duas semanas depois, chegou em primeiro lugar. Foi um choque para ela", disse Gretchen na ocasião.

No entanto, o pico da parceria entre Katy e Nicki Minaj na parada americana foi o 46° lugar; elas alcançaram essa colocação em junho de 2017, antes do vídeo com Gretchen.

A canção angariou poucas posições altas em charts ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, a música teve bom desempenho na parada Club Dance, em que foi número 1. No Brasil, a canção chegou ao 16° lugar no Spotify, mas próximo da data de lançamento, também antes da promoção com Gretchen.

Outra imprecisão dita por Gretchen na mesma entrevista foi que o vídeo em que ela participa fez mais sucesso que o clipe oficial. "As pessoas nem lembram do clipe original, porque o oficial acabou virando o lyric vídeo", comentou.

Apesar da repercussão do lyric vídeo, o clipe oficial de Swish Swish foi um grande sucesso. Atualmente, conta com mais de 668 milhões de visualizações. Enquanto o vídeo com Gretchen, cerca de 90 milhões.

Últimas