MonitoR7 Israelenses serão obrigados a tomar a terceira dose da vacina?

Israelenses serão obrigados a tomar a terceira dose da vacina?

Mensagem afirma que quem não tomar a terceira dose perderá privilégios do chamado Passe Verde, segundo governo de Israel

Vacinação contra a covid-19 em Israel

Vacinação contra a covid-19 em Israel

Reuters/Arquivo

Em agosto, Israel deu início à campanha de vacinação de uma terceira dose em pessoas acima de 60 anos. Atualmente, todos com 12 anos ou mais e que receberam a última dose há cinco meses já podem receber o reforço de imunização no país.

Em grupos de mensagem de aplicativos, está sendo muito compartilhada uma publicação com a informação de o "Green Pass"(Passe Verde) perderia a validade, caso o cidadão não tome a terceira dose. Isto é, a publicação alega que  se a pessoa não receber o reforço do imunizante, seria anulado o seu certificado de vacinação, emitido pelo Ministério da Saúde israelense. O chamado Passe Verde dá acesso a alguns locais e serviços específicos dentro do território israelense.

A mensagem traz a manchete "Israel avisa COVID 'Green Pass' irá expirar se os residentes não receberem o terceiro jab". O que indica que o texto foi copiado e mal traduzido de alguma publicação em inglês. O portal de internet de origem da informação, aliás, tem várias outras publicações com a mesma característica. Pelo menos 1.500 pessoas já visualizaram a publicação.

A publicação e a mensagem tratam de uma política que foi anunciada pelo Ministro-Geral da Saúde, no dia 29 de agosto e entrou em vigor na última sexta-feira(03). O ministro Nachman Ash anunciou que israelenses que tomaram a terceira dose não precisariam mais cumprir a quarentena, de uma semana, ao chegar em Israel, vindos de países que são considerados de risco baixo ou moderado. O Brasil não está entre estes países.

O ministro também falou sobre as novas diretrizes do Passe Verde. O certificado de vacinação, que pode ser físico ou digital e deve ser emitido pelo Ministério da Saúde, já é requerido em diversos estabelecimentos desde fevereiro deste ano.

Anteriormente, para ter o passe, o cidadão deveria ter tomado as duas doses ou ter se recuperado da Covid e, por consequência, ter imunidade presumida. Com a terceira dose sendo amplamente distribuída no país, mudaram as regras para ter direito ao Green Pass.

Resumindo, há dois prazos de validade para o Passe Verde e os benefícios que ele garante. O primeiro prazo é de seis meses de validade. Tem direito a esse prazo: - Quem tomar as três doses; - Quem receber a segunda dose a partir de primeiro de outubro; - Quem contrair a doença e se recuperar depois de primeiro de outubro; e - Quem contrair a doença, se recuperar e receber uma dose da vacina.

O outro prazo de validade para o Passe Verde vai apenas até 31 de dezembro desse ano. Estão neste caso: - Quem já tomou as duas doses e não pretende tomar a terceira; - Quem vai tomar a segunda dose até 30 de setembro; - Quem já contraiu a doença e já se recupeou

A publicação, muito compartilhada em grupos antivacina, parece usar dessa grande variedade de especificações para divulgar uma informação distorcida. Da forma como é apresentada a informação, parece haver uma discriminação contra aqueles que não tomarem a terceira dose. Apenas o Passe Verde deles perderia a validade. Mas não é isso. Todos os israelenses terão direito ao documento com validade de, no máximo, seis meses. Em alguns casos, o prazo será menor.

Desde o início da pandemia, Israel registrou cerca de 7.200 mortes. No início de setembro, 60% dos moradores israelenses já haviam recebido duas doses da vacina, o que corresponde a 5,5 milhões de pessoas. Cerca de 2,6 milhões de pessoas já tomaram o reforço até o final de agosto. Os dados são da Our World in Data, organização que coleta e ordena dados no mundo inteiro e do Ministério da Saúde israelense.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

É fake que certificado de vacinação (Green Pass), em Israel, perderá validade para quem não tomar a terceira dose da vacina

É fake que certificado de vacinação (Green Pass), em Israel, perderá validade para quem não tomar a terceira dose da vacina

Reprodução/Arte R7

Últimas