Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Itália diminuiu número oficial de mortes por covid após revisão?

Itália diminuiu número oficial de mortes por covid após revisão?

Autoridade de saúde no país teria recalculado o número de óbitos por coronavírus para menos de 4 mil, devido a diagnósticos errados

  • MonitoR7 | Do R7

Boatos dizem que Itália revisou para baixo o número de mortos por Covid-19

Boatos dizem que Itália revisou para baixo o número de mortos por Covid-19

Fabio Muzzi/EFE/EPA - 1º.5.2021

A Itália foi um dos países mais atingidos pela pandemia em todo o mundo. Com 140 mil mortes, o país ocupa o nono lugar no ranking de mortes por Covid-19. Porém, a situação no momento está sob controle por causa da vacinação.

Informações em grupos de aplicativos de mensagem e em redes sociais afirmam que, na verdade, a Itália tem menos de 4 mil óbitos após uma readequação do laudo para mortes em decorrência do novo coronavírus. A queda seria de 97% entre o número conhecido e o novo montante obtido pelo recálculo.

Isso teria ocorrido porque passaria a existir uma diferenciação entre "morte por Covid" e "morte com Covid". Ou seja, apenas 3% dos italianos vítimas do vírus teriam partido por sintomas causados por ele; a esmagadora maioria das mortes teria sido em decorrência de outras doenças, como hipertensão, demência ou diabetes, em pessoas que portavam o agente causador da Covid no corpo.

A mudança oficial dos números teria chancela do Instituto Superior de Saúde Italiano. A informação foi publicada na imprensa por portais conspiratórios e pelo jornal II Tempo.

A interpretação do estudo, porém, é equivocada. O Ministério da Saúde da Itália estava, na realidade, investigando o percentual de mortos pelo novo coronavírus que não tinham comorbidades. Em nenhum momento a entidade reavaliou o montante de óbitos causados pela Covid.

A mensagem compartilhada em grupos dá a entender que 97% dos italianos ceifados pela pandemia tinham morrido por outras doenças, mas na verdade tratava-se apenas dos que tinham comorbidades, condições preexistentes de saúde que podem agravar o efeito da Covid no organismo.

As fontes oficiais de informação do governo italiano mantêm o número original em seus relatórios.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 99240-7777.

REPRODUÇÃO/ARTE R7

Últimas