MonitoR7 Jacarés invadiram e causaram pânico em cidade do Pantanal? Duvidoso

Jacarés invadiram e causaram pânico em cidade do Pantanal? Duvidoso

A notícia da 'invasão' na praia brasileira foi divulgada por um radialista americano e publicada em tabloides internacionais

  • MonitoR7 | Mariana Pacheco, do R7*

Resumindo a Notícia
  • Um vídeo de jacarés aglomerados em uma região do Pantanal gerou controvérsia

  • Tabloides internacionais disseram que os animais invadiram uma praia brasileira

  • Mas nos próprios comentários das publicações a notícia foi posta em dúvida

  • E não há nenhum registro de uma praia da região invadida por jacarés

A suposta invasão gerou comoção entre os internautas.

A suposta invasão gerou comoção entre os internautas.

Reprodução/Twitter

Um vídeo de uma multidão de jacarés gerou discordia na internet. Ken Rutkowski, um famoso radialista norte-americano e responsável por tornar o vídeo viral, afirmou que as imagens mostravam uma invasão de crocodilos em uma praia brasileira, sem especificar a região exata.

O tweet feito pela página @RAF_Valerie chamou atenção pela presença de dezenas de jacarés. "No Brasil, centenas, ou até milhares de jacarés invadiram uma praia, e a população local está em pânico. Os animais estão preocupados com alguma coisa? Um vulcão ou um terremoto está se preparando?", dizia o post.

A postagem virou notícia e repercutiu em vários tabloides internacionais, principalmente britânicos. Apesar disso, nenhum informação da imprensa brasileira sequer sugeriu algo do tipo. 

No vídeo do tuíte de Ken — que já soma mais de 10 milhões de visualizações, uma grande quantidade de pessoas apontou que não se tratavam de crocodilos e sim jacarés, comuns no Brasil.

Diversos brasileiros também apontaram que os jacarés-de-papo-amarelo não estão em uma praia, e sim na beira de um rio. O local foi apontado como sendo uma parte do Pantanal, em Mato Grosso do Sul.

Vários comentários explicaram ainda que o motivo deles estarem fora da água é a busca pelo sol, para que a temperatura do corpo aumente, uma vez que répteis possuem sangue frio.

Um dos que responderam também foi bem incisivo, e apontou que a única pessoa em pânico era o radialista.

"Isso não é uma praia, nem uma invasão. É apenas uma bela vista dos jacarés brasileiros em seu habitat natural, no Rio Nabileque, visto da estrada MS-195, em meio ao Pantanal. População humana local: 0. Em pânico: 1 radialista de LA", explicou o brasileiro.

Outros internautas destacaram que, pelas imagens, não é possível concluir que se trata de uma invasão, muito menos concluir que existiu pânico de moradores locais. Como nenhum relato de invasão ou correria em cidades da região foi relatado, não é difícil concluir que a afirmação é extremamente duvidosa.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Filipe Siqueira

VEJA TAMBÉM: Período de reprodução de jacarés deixa moradores em alerta máximo

Últimas