Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Japão fez alerta sobre vacinas contra a Covid-19?

O governo de um dos países com um dos maiores índices de vacinação do mundo teria colocado alerta nas vacinas 

MonitoR7|Do R7


Ciclistas usando máscaras durante passeio pelas ruas de Tóquio, capital do Japão
Ciclistas usando máscaras durante passeio pelas ruas de Tóquio, capital do Japão Ciclistas usando máscaras durante passeio pelas ruas de Tóquio, capital do Japão

Mensagens muito compartilhadas em grupos anti-vacina destacam em seu título: “Japão coloca alerta sobre vacinas COVID”. Junto ao título vem anexado um artigo de site do Reino Unido, sem tradução. 

No texto, o autor nomeia as vacinas de “terapias genéticas experimentais” e critica a exigência do passaporte sanitário, medida adotada em vários países. E, ao longo do texto, sempre é destacada a informação sobre o alerta feito pelo Ministério da Saúde japonês em relação às vacinas.

A informação sobre o alerta é verdadeira. Realmente os frascos de vacinas contra Covid-19 no Japão vem com um aviso: "esse produto contém um aditivo que nunca foi usado anteriormente em uma vacina".

O aviso se refere, especialmente, às vacinas que utilizam a tecnologia de RNA mensageiro, que foi desenvolvida há algum tempo, mas efetivamente foi usada pela primeira vez em vacinas contra Covid-19, como as da Prfizer/BioNTech e da Moderna.

Publicidade

Mesmo sem esse aviso, no restante do mundo essa informação nunca foi escondida. Desde o seu desenvolvimento, toda a imprensa destacou o pioneirismo tecnológico destas vacinas e o tema foi objeto de discussão pelas agências de vigilância sanitária que aprovaram o uso das vacinas. Países como Brasil e Estados Unidos já concederam até registro definitivo para uma delas, fabricada pelo laboratório Pfizer.

No documento do Ministério da Saúde, do Trabalho e do Bem-Estar Social do Japão (MHLW), o órgão explica que pessoas com hipersensibilidade ou que já tiveram reações alérgicas no passado informem a situação antes de receber a aplicação. Mas o documento destaca que o risco da vacina causar algum problema de saúde é “extremamente raro”.

Publicidade

As vacinas usadas contra a Covid-19 passaram por uma série de testes e foram aprovadas pelas principais agências reguladoras do mundo, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Food and Drug Administration (FDA) e a Agência europeia de Medicamentos (EMA) e não são experimentais, como afirmado no texto da mensagem viralizada.

Outro ponto abordado no texto é em relação à obrigatoriedade da vacina. De fato, como é dito no artigo, o Japão não impôs mandatos de vacinação no país. No site do ministério, o órgão diz “encorajar” os cidadãos a se vacinarem, mas que tomar a vacina não é uma meidda obrigatória.

Publicidade

Apesar disso, os japoneses aderiram à campanha de vacinação. Segundo dados do site “Our World in Data”, até esta terça-feira (22), o país asiático já tinha 78,2% da população totalmente vacinada.

A média de novos casos em relação aos últimos 7 dias está abaixo de 200. Para efeito de comparação, no dia 22 de julho deste ano, às vésperas das Olimpíadas de Tóquio, a média era de 3.829 novos casos/dia. Naquele momento, apenas 25% da população havia recebido às duas doses da vacina.

A vacina, mesmo com alerta nos frascos e sem exigência de comprovante de vacinação, tem sido a principal arma usada pelo Japão no combate à Covid-19. Com bons resultados.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Publicação descontextualiza informações obtidas no site do Ministério de Saúde do Japão
Publicação descontextualiza informações obtidas no site do Ministério de Saúde do Japão Publicação descontextualiza informações obtidas no site do Ministério de Saúde do Japão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.