Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Reino Unido

MonitoR7 Lotes de Kinder Ovo suspeitos de contaminação por salmonela não chegaram ao Brasil

Lotes de Kinder Ovo suspeitos de contaminação por salmonela não chegaram ao Brasil

No Reino Unido, 57 crianças teriam ficado doentes após consumo do chocolate produzido na Bélgica; recolhimento do produto está sendo feito em mais de dez países

  • MonitoR7 | Luana Cataldi*, do R7

Lotes foram recolhidos no Reino Unido e em mais de dez países por suspeita de salmonela

Lotes foram recolhidos no Reino Unido e em mais de dez países por suspeita de salmonela

Divulgação

Não chegou ao Brasil nenhum dos lotes de Kinder Ovo que teriam transmitido salmonela a crianças britânicas.

Os chocolates começaram a ser recolhidos no Reino Unido na terça-feira (5), após a Agência de Segurança de Saúde e a Agência de Padrões Alimentares do país advertirem a empresa de que 57 casos de salmonela em crianças britânicas poderiam ter sido causados pelo consumo desses doces.

Depois disso, pelo menos mais dez países do mundo que importam os produtos da Bélgica começaram a recolher, por precaução, os ovos de consumidores ou das lojas. Os Estados Unidos foram os últimos a anunciar a medida.

Os ovos sob investigação foram produzidos na Bélgica e distribuídos por diversos países na Europa. Eles são da linha Kinder Surpresa e têm a data de validade entre 11 de julho e 7 de outubro de 2022.

O que diz a fábrica

Após análise dos lotes suspeitos, a Ferrero, fabricante do produto, admitiu "a correspondência de genótipos entre casos relatados de contaminação de salmonela na Europa e na fábrica em Arlon, Bélgica".

De acordo com a marca, todos os países que receberam esses lotes farão o recolhimento preventivo de parte das caixas de Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons.

Segundo o site da Ferrero no Brasil, os doces distribuídos na Europa não chegaram ao mercado latino-americano. Por isso, não faria sentido o recolhimento dos produtos no mercado nacional.

A fábrica da Ferrero que produz todos os ovos Kinder vendidos no Brasil está localizada em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Não existem, portanto, lotes de Kinder Ovo contaminados no Brasil, e também não há nenhum caso de salmonela no país associado ao consumo de chocolates até agora.

Segundo o site do Ministério da Saúde brasileiro, “a transmissão [da salmonela] se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais”. Os principais sintomas da doença são diarreia, vômitos, febre, dor abdominal, mal-estar, cansaço, perda de apetite e calafrios.

A bactéria pode causar dois tipos de doença, a salmonelose não tifoide (também chamada apenas de salmonela), mais amena, e a febre tifoide, que costuma ser mais grave e tem taxa de mortalidade elevada.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós checamos para você: (11) 99240 7777.

*Estagiária do R7, com edição de Marcos Rogério Lopes

Últimas