Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

China

MonitoR7 Médico japonês afirmou que coronavírus foi criado em laboratório?

Médico japonês afirmou que coronavírus foi criado em laboratório?

Mensagens atribuem afirmações a ganhador do Nobel de Medicina

Tasuku Honjo vencedor do Nobel de Medicina

Tasuku Honjo vencedor do Nobel de Medicina

Divulgação TV Brasil

Nas redes sociais, principalmente em grupos de mensagens, publicações reproduzem falas de  um discurso que teria sido feito por Tasuku Honjo, imunologista, vencedor do Nobel de Medicina. "Posso dizer com 100% de certeza que Corona19 não é natural"(sic), teria dito o professor da universidade japonesa de Kyoto.

As postagens sustentam a tese de que o vírus causador da Covid-19 teria sido criado de maneira artificial e usam como argumentos as declarações atribuídas ao especialista e teorias como a das temperaturas diferenciadas entre os países atingidos, que não permitiriam a disseminação do vírus ao mesmo tempo em todo o mundo.

Além disso, as publicações também afirmam que Honjo trabalhou durante quatro anos em um laboratório em Wuhan, na China. A mensagem ainda diz que os cientistas que trabalham nesse laboratório estariam mortos e o próprio imunologista teria confirmado isso: "Liguei para todos eles, após o acidente da coroa. Mas todos os seus telefones estão desligados, há meses", teria afirmado o cientista, de acordo com as mensagens.

Em 27 de abril do ano passado, a Universidade de Kyoto, onde trabalha o imunologista, publicou uma nota assinada por Honjo, desmentindo o teor destas mensagens. "Estou muito triste que meu nome e o da Universidade de Kyoto tenham sido usados ​​para espalhar falsas acusações e desinformação", afirma a nota.

Além disso, as publicações apontam que Tasuku Honjo teria trabalhado por quatro anos no laboratório do Instituto de Virologia de Wuhan, onde o coronavírus foi identificado pela primeira vez. Mas, de acordo com a biografia disponibilizada pela Universidade de Kyoto, o imunologista jamais trabalhou no Instituto. Honjo trabalha na mesma universidade desde 1984 e desde 2018 é o vice-diretor-geral do Instituto de Estudos Avançados da instituição.

Em relação à teoria de que o coronavírus tenha sido criado em laboratório, não há elementos para descartar completamente essa possibilidade. Mas a teoria mais dominante no meio científico é a da origem natural do vírus em animais, sofrendo depois uma mutação, que permitiu a sua transmissão para seres humanos.

Uma investigação conduzida a pedido da Organização Mundial da Saúde encontrou elementos que indicam que o mais provável é que o vírus tenha se originado em animais e posteriormente foi transmitido para seres humanos.

A China nega enfaticamente a possibilidade do vírus ter sido criado no laboratório na cidade de Wuhan, onde se a doença surgiu. Mas o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, determinou em junho passado que fosse mantidas as investigações sobre o assunto. 

Em relação às alegações sobre as diferentes temperaturas dos países e a transmissão do vírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o vírus pode ser transmitido em todas as áreas, independentemente do clima.

O mesmo que ocorre com outros vírus que atacam o sistema respiratório, como o da gripe(Influenza), que se disseminam com mais facilidade em períodos de baixa temperatura, mas também provocam doença em outras épocas do ano.

Portanto, a publicação é falsa. O próprio imunologista usado como argumento desmentiu ter falado o que se atribui a ele nas mensagens. E, apesar de não existir um veredito definitivo sobre a origem do vírus, a tese mais aceita e usada pela comunidade científica é a de evolução natural e não de criação artificial em laboratório.

As informações desta mensagem que circula em grupos brasileiros também já foram verificadas e desmentidas por outras agências de checagem, brasileiras e internacionais.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É falso que professor japonês afirmou que o coronavírus foi criado em laboratório

É falso que professor japonês afirmou que o coronavírus foi criado em laboratório

Reprodução/Arte R7

Últimas