Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Médicos alemães estão vacinando crianças em segredo?

Médicos alemães estão vacinando crianças em segredo?

Alemanha ainda não autorizou a aplicação de nenhum imunizante para menores de 12 anos

Uma mão com luvas aplica uma vacina no braço de uma criança

Uma mão com luvas aplica uma vacina no braço de uma criança

Freepik

Grupos de troca de mensagens em aplicativos tem recebido a informação de que médicos alemães estão vacinando crianças em segredo, já que a Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha (Stiko) ainda não autorizou nenhum imunizante para aplicação em menores de 12 anos.

A notícia é do jornal Der Tagesspiegel, que é um dos mais tradicionais jornais de Berlim. A matéria tem o título "Heróico, imprudente ou apenas a coisa certa? É por isso que os médicos já estão vacinando crianças menores de 12 anos contra o corona".

A publicação, do dia 31 de julho passado, revela que um grupo de médicos estava vacinando crianças menores de 12 anos, contrariando as autoridades, por convicção. Um médico do grupo,  foi ouvido na reportagem, de forma anônima. Ele afirma que os benefícios superam os riscos: "Simplesmente expor as crianças a este vírus, por preocupação com sua segurança, essas são simplesmente as prioridades erradas para mim".

O posicionamento destes médicos é polêmico. A infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi, avalia que o que eles estão fazendo é "crime e antiético". Para a médica, "o principal risco é de uma reação adversa grave".

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, anunciou que a vacina estará disponível para as crianças desta faixa etária apenas em 2022. As únicas exceções são menores de 12 anos com comorbidades, como imunodeficiência ou doença cardíaca. Entre os 12 e os 17 anos, estão sendo aplicadas vacinas da Pfizer e da Moderna, desde o final de maio.

Países como Cuba, China, Chile e Emirados Árabes Unidos já estão vacinando crianças menores de 12 anos. Nos Estados Unidos, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos vai começar no mês que vem, segundo anúncio feito pelo próprio presidente dos EUA, Joe Biden.

Ele disse que o país está pronto para começar a vacinar "nos dias posteriores a uma recomendação final dos Centros para Prevenção e Controle de Doenças"(CDC). O CDC é a principal agência de saúde daquele país.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777.

REPRODUÇÃO/ARTE R7

Últimas