MonitoR7 Mudou a recomendação da vacina da Covid para adolescentes?

Mudou a recomendação da vacina da Covid para adolescentes?

Postagens e mensagens afirmam que Anvisa e Ministério da Saúde passaram a não recomendar a vacinação nessa faixa etária

  • MonitoR7 | Do R7

Vacinação de adolescentes já começou em vários estados

Vacinação de adolescentes já começou em vários estados

LEANDRO FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO /Arquivo

* Esse texto foi atualizado na tarde do dia 16 de setembro, depois que o Ministério da Saúde anunciou uma mudança no seu posicionamento em relação à vacinação de pessoas a partir de 12 anos, sem comorbidade

Publicações no Instagram e no Twitter trazem informações sobre o que seria uma atualização nas diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde sobre o plano de imunização nacional. Nas postagens, é dito que os dois órgãos passaram a não recomendar a vacinação de menores de 18 anos. Uma das publicações foi compartilhada mais de sete mil vezes.

Algumas das postagens e comentários divulgam um atalho para o documento com a atualização citada, na página oficial da Anvisa, tratando do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19(PNO). O atalho foi atualizado no dia 10 de setembro, mas o documento foi redigido com as diretrizes válidas até agosto passado.

O MonitoR7 entrou em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pediu um esclarecimento sobre a atualização do plano. A agência afirmou que não houve alteração. Há uma vacina que recebeu autorização para uso no Brasil em pessoas a partir dos 12 anos. E essa autorização consta em bula. 

"Conforme as bulas aprovadas pela Anvisa, hoje a única vacina autorizada para a faixa de 12 a 17 anos é a vacina Comirnaty, da Pfizer." reforçou a Anvisa. Se essa vacina será ou não usada no Plano Nacional de Vacinação, é uma decisão do Ministério da Saúde.

Em nota ao MonitoR7, o Ministério da Saúde tinha reafirmado que, com a conclusão da vacinação da população adulta(a partir de 18 anos) seria possível a distribuição de vacinas para os adolescentes entre 12 e 17 anos. Portanto, a informação sobre a possível atualização é falsa, até o dia 16 de setembro, era falsa. 

O Ministério da Saúde só mudou seu posicionamento na quinta-feira(16). No período da manhã foi divulgada uma nota e à tarde o ministro deu entrevista coletiva, informando que o Ministério suspendeu a recomendação para vacinação de adolescentes sem comorbidades. Mesmo com a decisão do Ministério da Saúde, alguns estados e municípios decidiram manter seu cronograma de vacinação de pessoas nessa faixa etária.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

É falso que 
Anvisa e Ministério da Saúde não recomendam vacinação de adolescentes

É falso que Anvisa e Ministério da Saúde não recomendam vacinação de adolescentes

Reprodução/Arte R7

Últimas