Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parte azul do absorvente causa mais cólicas?

Boatos passaram a viralizar a partir de vídeo do TikTok, mas afirmação é falsa

MonitoR7|Giovanna Borielo, do R7

Partes azuis do absorvente indicam áreas de maior fluxo menstrual
Partes azuis do absorvente indicam áreas de maior fluxo menstrual Partes azuis do absorvente indicam áreas de maior fluxo menstrual

Um vídeo publicado no TikTok ganhou repercussão quando sua autora afirmou que as cólicas dela melhoraram com a troca de tipo de absorvente. No conteúdo, a usuária associou o aumento de cólicas e de sua intensidade devido às substâncias utilizadas na parte de coloração azul no acessório de higiene.

Ela alegou, ainda, que a troca por absorventes sem essas substâncias/coloração teria tido o efeito contrário, diminuindo a quantidade e intensidade da dor.

Mas afinal, as substâncias utilizadas na coloração dos absorventes têm a capacidade de tal efeito? De acordo com especialistas, a resposta é não.

"Os absorventes descartáveis são compostos por um filme de polietileno, onde são adicionados algodão, papéis siliconados e adesivos termoplásticos. A maioria das marcas apresenta uma marcação de coloração azul apenas para demarcar os locais onde existe maior concentração do fluxo menstrual", afirma a farmacêutica Juliana Rampani, especialista em saúde integrativa.

Publicidade

Além desses componentes, o ginecologista e obstetra Igor Padovesi, do Hospital Israelita Albert Einstein, complementa que muitas marcas adicionam corantes, fragrâncias e neutralizadores de odores na composição de tais acessórios.

Juliana alega que tal coloração não tem qualquer ligação com o surgimento ou intensidade de cólicas, visto que o sintoma ocorre pela liberação prostaglandina, substância que provoca a contração do útero para eliminar a camada do endométrio (camada interna do útero), em forma de sangramento.

Publicidade

Igor continua, dizendo que não há evidências ou razoabilidade nessa hipótese e explica que, "seria necessário haver absorção de alguma substância em níveis significativos para causar cólicas ou outros sintomas", o que não ocorre nos absorventes.

Assim, também não haveria a possibilidade de aumentar o fluxo menstrual, dado que tal ocorrência poderia estar ligada a algum problema de saúde, como miomas, endometriose ou adenomiose.

Publicidade

Questionadas pelo R7 sobre a presença do componente azul, as marcas de absorvente Always e Intimus, duas das mais vendidas no país, comunicaram o seguinte:

Always

“Always tem como propósito oferecer segurança, confiança e proteção a todas as pessoas que menstruam, para que elas possam fazer o que quiserem. Os produtos de Always passam por inúmeras avaliações antes de chegarem aos consumidores, com testes rigorosos. Todos os materiais utilizados na composição dos absorventes são seguros e nenhum causa ou aumenta cólicas menstruais, que são dores pélvicas provocadas pela liberação do sangramento durante o ciclo menstrual, quando o óvulo não foi fecundado.

Não há razão alguma para suspeitar que os materiais usados nos absorventes Always são causadores de desconfortos como as cólicas menstruais. O "produto azul", presente nos absorventes Always, é um indicador das zonas de absorção dos absorventes. Além disso, todos os produtos de Always são testados dermatologicamente para registro no Brasil e, portanto, só podem ser comercializados após essa verificação. 

Após quase 600 mil entrevistas com consumidores, a marca constatou inclusive que a maior queixa é com os vazamentos e a dificuldade de identificar o absorvente ideal para cada fluxo. Diante disso, Always® quer incentivar as pessoas que menstruam a entenderem mais sobre o seu corpo e seu período menstrual para, assim, utilizarem o produto ideal para a proteção certa, acabando com os vazamentos. Por isso, inovou a categoria de absorventes oferecendo um novo e mais didático modo de escolher o absorvente ideal para cada fluxo, corpo e momento do mês, a partir dos tamanhos, sendo a única marca que apresenta absorventes identificados pelos tamanhos P, M, G, XG e XXG, que garantem a melhor cobertura, proteção e conforto para todo tipo de corpo e fluxo”.

Intimus

“Os produtos da marca Intimus são especialmente pensados e desenvolvidos para trazer melhor conforto e comodidade, antes, durante e após o período menstrual, e não impactam em qualquer indução de fluxo durante a menstruação. Todas as matérias-primas utilizadas na construção dos produtos são desenvolvidas por nosso time de Pesquisa & Desenvolvimento, asseguradas por fornecedores qualificados e auditados por nosso time de qualidade. Para proteção dos nossos consumidores, todas as matérias-primas e produtos acabados passam por um rigoroso processo de avaliação de segurança por profissionais treinados e certificados. Os produtos Intimus passam por inúmeros testes com consumidores e acompanhamento médico especializado, além de atenderem a exigências de normas nacionais e internacionais, bem como de órgãos regulatórios, como a ANVISA.”

Os profissionais explicam que não há contraindicações quanto ao uso de absorventes pelo risco de aumento de cólicas ou fluxo, mas alertam para a eventualidade de alergias e dermatites tópicas relacionadas à composição, que podem ser pioradas pelo abafamento e umidade locais.

Para quem têm maior sensibilidade a esses componentes, os especialistas recomendam alternativas, como coletores menstruais e calcinhas absorventes reutilizáveis.

Veja sete dicas de como fazer a higiene íntima feminina de maneira adequada

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.