Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia prendeu médico francês por recomendar "tratamento precoce"?

Viralizou a informação de que médico na Polinésia Francesa foi detido pelo tratamento prescrito a pacientes com Covid-19  

MonitoR7|Do R7

Polinésia Francesa
Polinésia Francesa Polinésia Francesa

Um tuíte viralizou com a informação de que um médico francês aposentado foi preso na Polinésia Francesa, por defender o uso no tratamento de Covid-19 de remédios sem eficácia e segurança comprovadas. A postagem é acompanhada de uma foto do médico sendo carregado por policiais e teve pelo menos 4.500 curtidas.

O médico detido é Jean-Paul Therón, que se aposentou em 2020 e, desde então, atua sem licença na Polinésia Francesa. Ele é um adepto conhecido dos tratamentos indicados por outro francês, Didier Raoult, microbiologista que ganhou a alcunha de "Dr. Cloroquina". Raoult é um dos nomes mais citados no mundo na defesa da cloroquina no tratamento da Covid-19.

A foto é verdadeira e a prisão realmente aconteceu, no dia 20 de agosto, em Paea, uma das ilhas da Polinésia Francesa. Porém, o motivo da prisão não foi o método de tratamento adotado por Jean-Paul Therón. Sobre isso, o médico é alvo de várias denúncias do Conselho da Ordem dos Médicos da França e recebeu diversas visitas de oficiais de justiça.

No dia 18 de agosto, um oficial foi à casa do médico aposentado, para notificá-lo sobre a apresentação de novas queixas contra ele. Jean-Paul Théron reagiu com violência. Ele atirou uma bandeja e vários objetos no oficial de justiça, que ficou ferido no braço e foi internado na UTI por oito dias.

Publicidade

O oficial foi entregar uma intimação a Théron, por realizar consultas em sua casa. Uma prática proibida, pelo local não dispor das condições adequadas para atendimento, segundo o Conselho da Ordem dos Médicos da França. Além disso, o médico responde a processos por tratar seus pacientes com covid com vários medicamentos cuja eficácia não foi comprovada: ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina.

Três dias se passaram e um policial e um promotor foram à casa do médico, para entregar uma outra intimação. Desta vez para responder pelos atos de violência contra o oficial de justiça. Ele teria ameaçado o policial e insultado o promotor.

Publicidade

Esses atos de desacato e desrespeito culminaram na prisão de Therón. E é o registro deste momento em vídeos e fotos que aparece nas postagens que geraram nossa verificação. Therón reclamou da violência dos policiais durante sua prisão. Eles o teriam levado a um estado de angústia cardiorrespiratória, exigindo seu tratamento num hospital local.

O promotor que participou da prisão disse para o jornal francês La Dépêche: "de nenhuma maneira o senhor Théron é objeto deste procedimento por fatos relacionados à sua atividade de médico. Ele é objeto de seu procedimento por violações de direitos comuns".

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Médico foi preso por agredir oficial de Justiça
Médico foi preso por agredir oficial de Justiça Médico foi preso por agredir oficial de Justiça

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.