Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Postagens desmentem foto viralizada de manifestação no DF?

A  foto registra a chegada de manifestantes em Brasília, para o sete de setembro. Deitado no chão está um morador de rua

MonitoR7|Do R7

Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada dos Ministériose observam homem deitado no chão
Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada dos Ministériose observam homem deitado no chão Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada dos Ministériose observam homem deitado no chão

Publicações em redes sociais tem contestado a veracidade de uma foto da manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, realizada em Brasília no último dia sete.

A foto, da jornalista Sarah Teófilo, foi tirada no início da manhã daquele dia, no Eixo Monumental. E acabou viralizando nas redes sociais. Ela retrata a chegada de pessoas que vão participar da manifestação, na Esplanada dos Ministérios.

A maior parte dos manifestantes está com roupas verdes e amarelas e com bandeiras do Brasil. Deitado na calçada, perto de onde passam os manifestantes, está um morador de rua.

As postagens sobre a foto começaram a surgir logo depois dela ter viralizado. Elas reproduzem a imagem de Sarah Teófilo, com a legenda "Montagem". E, abaixo, a mesma foto, mas sem a presença do morador de rua, com a legenda "Original".

Publicidade

Essas postagens, na verdade, usaram de programas de edição para apagar a imagem do morador de rua. O MonitoR7 consultou Sarah Teófilo, que além do original da foto viralizada, nos enviou outras fotografias, tiradas no mesmo momento, nas quais o mesmo morador de rua aparece. Elas podem ser vistas na galeria abaixo.

Sarah contou que a foto foi tirada às 7h10, no viaduto do Eixo Monumental, que fica logo após o Museu Nacional da República. A jornalista estava no local desde as 6h30 e acompanhou a chegada dos manifestantes.

Publicidade

Ela começou a registrar a movimentação na rodoviária de Brasília. Logo depois, viu o homem dormindo profundamente na calçada do viaduto. Reparou que ele usava um pequeno saco de comida como travesseiro. E que ele não se incomodava com o movimento e com o barulho das pessoas.

Sarah fez o registro daquela situação em várias fotos. Logo depois, ela percebeu que o homem acordou rapidamente, mudou de posição e continuou deitado no mesmo lugar.

A fotografia que viralizou, registrada por Sarah Teófilo, é verdadeira. O que está em algumas publicações em redes sociais é uma adulteração. A foto original apenas retratou uma situação que, infelizmente, é comum em grandes cidades brasileiras.

Postagens mentem sobre foto da manifestação em Brasília
Postagens mentem sobre foto da manifestação em Brasília Postagens mentem sobre foto da manifestação em Brasília

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.