Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Putin: câncer no sangue tem toda a cara de ser apenas mais um dos vários boatos sobre o líder russo

Putin: câncer no sangue tem toda a cara de ser apenas mais um dos vários boatos sobre o líder russo

Desde 2014, quando o jornal New York Post cravou que ele estava em estágio terminal devido a um tumor no pâncreas, há especulações sobre seu estado de saúde

  • MonitoR7 | Eduardo Reis, do R7*

Não há provas de que a saúde de Putin esteja ruim

Não há provas de que a saúde de Putin esteja ruim

AFP/Mikhail Klimentyev/Sputinik

Com a invasão russa da Ucrânia completando quase três meses, só aumentam os boatos sobre a saúde do presidente da Rússia, Vladimir Putin. O último garante que ele sofre de um câncer no sangue. Mas provar, que é bom, ninguém prova.

Especulações sobre o mandatário russo não são novidade: ele já teve também câncer no pâncreas, na tireoide e no intestino, além de doença de Parkinson.

Em 2014, o jornal New York Post afirmou que o presidente estava na fase terminal de um câncer de pâncreas e estaria recebendo tratamento de um médico alemão. O tal doutor não foi identificado, mas seria um ex-agente da KGB (a antiga polícia secreta russa). Na mesma época, a imprensa mundial afirmava que ele se recuperava de uma lesão na coluna vertebral.

A última doença, o câncer no sangue, foi revelada por um suposto oligarca russo — as fontes dessas histórias são sempre anônimas. Ele teria relação próxima com Putin, e uma de suas conversas, gravada, teria sido obtida pela revista americana New Lines Magazine, que preferiu preservá-lo. Além dessa fonte, porém, não há nenhum indício concreto de que o chefe do Kremlin esteja doente.

A própria publicação admite que a informação, divulgada na sexta-feira (13), é frágil. "A New Lines obteve uma gravação de áudio de um oligarca próximo ao Kremlin que descreve Putin como 'muito doente, com câncer no sangue' (...) Somos incapazes de confirmar esta alegação de forma independente, os prontuários médicos são notoriamente difíceis de encontrar."

As teorias rolam soltas nas redes sociais entre os usuários da internet. Alguns chegam a dizer que a invasão russa da Ucrânia seria o feito final de Putin como presidente. Veículos de imprensa e jornalistas ao redor do mundo afirmam também que ele vive rodeado de médicos há pelo menos sete anos. Sempre sem fotos, documentos que comprovem internações ou tratamentos. Nada. Fontes oficiais russas também nunca confirmaram qualquer dessas teorias.

O chefe do serviço de inteligência ucraniano chegou a atestar a informação de que Putin está com câncer, mas o Kremlin a negou logo em seguida.

Além de Vladimir Putin ser um líder com personalidade misteriosa, o acesso a informações pessoais sobre o presidente russo é praticamente impossível. Fato é que, apesar dos boatos persistentes e antigos sobre sua saúde, ele está no poder há mais de 20 anos.

Ficou em dúvida sobre uma informação, mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checaremos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br.

* Estagiário do R7, com edição de texto de Marcos Rogério Lopes

Últimas