Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Qual o segredo para comparar taxas de juros e pagar menos?

Qual o segredo para comparar taxas de juros e pagar menos?

Comparar o Custo Efetivo Total(CET) é a melhor maneira de pagar menos juros na compras do Natal que forem parceladas

Nem sempre a taxa de juros anunciada reflete o valor que você vai pagar a mais nas suas compras

Nem sempre a taxa de juros anunciada reflete o valor que você vai pagar a mais nas suas compras

Contábeis

Você vai na loja e encontra aquele modelo de geladeira que queria dar de presente de Natal para um parente. Vê o preço, mas como não dá para comprar à vista, presta atenção mesmo na parcela. Faz as contas e chega à conclusão de que aquela parcela "cabe" no seu orçamento mensal. Pronto, só falta fechar a compra.

Esse é o roteiro que boa parte de nós segue ao fazer uma compra parcelada, não? Alguns, mais previdentes, comparam as taxas de juros anunciadas pelas lojas para aquele produto. E escolhem, claro, a loja com taxa mais baixa. Uma atitude bem mais previdente e que pode até garantir alguma economia.

Mas compra a prazo tem vários fatores que influenciam, além da taxa de juros. Há planos com e sem entrada. Umas lojas oferecem parcelamento sem juros, dependendo do número de parcelas. Outras aumentam a taxa, quanto mais longo for o prazo do parcelamento. Há ainda algumas que embutem um seguro para garantir o pagamento da compra.  

Então, como comparar as várias ofertas diferentes, considerando todas essas variáveis? Em 2007, o Banco Central criou uma ferramenta que pode ajudar o consumidor a fazer a comparação, na hora de comprar algum produto em parceladas. Ou se você vai pegar um empréstimo para fazer suas compras de Natal. É o CET, ou Custo Efetivo Total. 

O CET abrange todas as cobranças feitas pelo bancos, financeiras e lojas em operações de crédito e financiamento. Todas são obrigadas por lei a informar o CET no contrato de suas operações. E se você sabe disso, pode perguntar qual é o CET cobrado, antes mesmo de fechar o contrato.

O Custo Efetivo total inclui todos os impostos, seguros, tarifas, taxas e encargos cobrados numa operação de crédito ou financiamento. Por exemplo, se você entrar naquela loja do começo desse texto(loja A) e perguntar a taxa de juros da geladeira, podem te falar que é de 5% ao mês, por exemplo. Na loja ao lado(loja B), te dizem que a taxa de juros para a mesma geladeira é de 6%.

Compra definida pela loja A? Mas e se ali houver um seguro embutido na operação, que eleva o CET para 11%, quando na loja B o CET, sem esse seguro, for de 10%? Aí fica mais claro que a melhor opção é comprar na loja B. 

Por isso, se você está se programando para pedir um empréstimo que viabilize suas compras de Natal ou mesmo se pensa em fazer algumas compras de maior valor em parcelas, lembre-se de perguntar qual é o CET de cada lugar pesquisado. Assim, você terá informações suficientes para  fazer a melhor escolha e reduzir o impacto que os parcelamentos podem ter no seu orçamento.

Boas compras.

Últimas