MonitoR7 Rã morta e sem cabeça é capaz de se mexer antes de ir para panela? Verdadeiro

Rã morta e sem cabeça é capaz de se mexer antes de ir para panela? Verdadeiro

Entre vários animais na bandeja, apenas uma das rãs se moveu, por causa da química das células

Resumindo a Notícia

  • Um vídeo estranho deixou muita gente em dúvida nas redes sociais
  • Uma rã sem cabeça e já pronta para ir para a panela se mexe como se ainda estivesse viva
  • O animal realmente é capaz de fazer isso ou se trata de algum truque?
  • Por mais bizarro que possa parecer, isso acontece com certa frequência
O vídeo mostra uma das rãs mortas se movendo e quase pulando da bandeja

O vídeo mostra uma das rãs mortas se movendo e quase pulando da bandeja

Reprodução/TikTok/@pidobiologia

Um vídeo bizarro de uma rã sem cabeça e sem pele se mexendo deixou os internautas chocados e na dúvida se não era uma armação ou truque. As imagens mostram o animal morto se movendo, como se estivesse nadando ou tentasse sair do recipiente.

Entre tantas outras rãs na mesma situação, apenas uma se moveu como se estivesse viva. Apesar de parecer algo impossível, o vídeo é verdadeiro e possui explicação científica.

Os movimentos do animal morto aconteceram por causa do acúmulo de energia ATP (adenosina trifosfato), uma molécula formada pelas duas substâncias, usada como fonte de energia para que a célula realize todos os processos celulares.

No caso da rã que se move ainda morta, aconteceu um processo em que as células demoraram para "perceber" que o animal estava morto e continuaram produzindo a energia ATP, que acabou se acumulando — isso significa que as funções químicas do animal continuaram ativas.

Quando foi colocado sal diretamente na musculatura da rã, para que fosse temperada, um mecanismo chamado "bomba sódio e potássio" foi ativado, o que fez os músculos e nervos funcionarem, gerando os movimentos das patas do animal.

A bomba de sódio e potássio está relacionada a diversos processos do corpo (inclusive do corpo humano), como a contração muscular e impulsos nervosos.

Como é possível perceber, isso não significa que o animal esteja vivo, muito pelo contrário: em alguns minutos, assim que o ATP se esgotar, a movimetação também vai parar.

LEIA ABAIXO: Escorpiões soltam a cauda quando atacados, mas morrem constipados

Últimas