Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Rede de lojas cobra clientes através de chips implantados nos corpos?

Rede de lojas cobra clientes através de chips implantados nos corpos?

Novo sistema de pagamentos em testes por empresa americana gera polêmica nas redes sociais

Amazon está conduzindo testes de implantes de chip nos clientes?

Amazon está conduzindo testes de implantes de chip nos clientes?

REUTERS/Pascal Rossignol

Nesta segunda-feira (22), um vídeo de uma televisão norte-americana, sobre a empresa Amazon, foi alvo de especulações nas redes sociais, principalmente em grupos de mensagem. No material é mostrado o novo sistema de pagamentos criado pela marca de varejo online. 

No caso, são mostrados clientes pagando por suas compras apenas com um aceno diante de um scanner no caixa. Na publicação das redes sociais, o internauta acusa "A Amazon implementa o sistema de implantes para pagamento". Até o momento dessa checagem, a postagem recebeu mais de 1,5 mil visualizações. 

Trata-se do novo método de pagamento criado pela empresa, o Amazon One. O sistema, na realidade, nada tem a ver com implantes e sim com escaneamento biométrico. O cliente registra seu cartão de crédito e um número de telefone, em seguida aproxima a palma da mão do aparelho scanner e com isso é feito um cadastro único baseado no "desenho" da palma de cada um que se registra. Segundo comunicado, para cada cliente é criada uma "assinatura exclusiva da palma" desenvolvida por uma "tecnologia de visão computacional em tempo real". 

Assim, não é necessário o implante de um chip ou qualquer coisa do tipo, apenas as impressões biométricas da mão do cliente. Esse serviço funciona somente em estabelecimentos físicos e está disponível em mais de 60 lugares espalhados nos Estados Unidos, incluindo lojas Amazon Go, supermercados Amazon Fresh, Whole Foods e diversas livrarias físicas da Amazon. Além disso, o sistema pode ser encontrado no Anfiteatro Red Rock, no Colorado.

Em comunicado emitido pela empresa, o vice-presidente do departamento de varejo físico e tecnologia, Dilip Kumar, afirma que a escolha da palma da mão como instrumento de identificação do cliente foi por vantagens em termos de segurança.

Portanto, é falso que a Amazon tenha instaurado o "sistema de implantes para pagamento" como afirma a publicação checada. A empresa de varejo online desenvolveu e testa novo método de pagamento baseado no escaneamento biométrico da palma da mão de cada cliente. 

É um sistema semelhante ao já utilizado há anos no Brasil, nos caixas eletrônicos de alguns dos maiores bancos do país, em que é possível fazer uma série de transações bancárias, mesmo que a pessoa não esteja com o cartão do banco.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É fake que a Amazon está testando pagamentos feitos através de chips implantados no clientes

É fake que a Amazon está testando pagamentos feitos através de chips implantados no clientes

Reprodução/Arte R7

Últimas