Remédio contra acne pode afinar o nariz?

Trend em rede social traz vídeos sobre o uso de isotretinoína para afinar o nariz. Médicos alertam para riscos 

  • MonitoR7 | Do R7

Remédio para acne, tem uso controlado e exige cuidado com efeitos colaterais

Remédio para acne, tem uso controlado e exige cuidado com efeitos colaterais

Alto Astral

#Roacutanafinaonariz. Essa é uma das hashtags que acompanham dezenas de vídeos de uma trend popular em redes sociais. "Trends", são correntes de práticas que se tornam populares em aplicativos de vídeos. Alguém faz, agrada e muita gente começa a fazer um vídeo igual ou sobre o mesmo assunto. As hashtags que acompanham essa trend ultrapassam as 26 milhões de visualizações.

O Roacutan que afinaria o nariz, segundo alguns dos vídeos, é o nome comercial de uma substância chama isotretinoína. Ela é usada comumente para tratamento de casos moderados e graves de acnes. O remédio é de uso controlado e requer acompanhamento médico para ser utilizado.

Alguns dos vídeos confirmam que o uso da isotretinoína afina o nariz. Outros, desmentem o fenômeno. Todos baseados nas experiências pessoais com a isotretinoína. 

Em nota pública, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que ainda"não há pesquisas ou estudos científicos válidos que reconheçam segurança e eficiência nesta prática que tem sido alardeada.". A SBD alega que a isotretinoína oral é um medicamento seguro quando ministrado de maneira correta. Mas a entidade ressalta que não existe evidência de que a substância  tenha algum efeito no afinamento do nariz.

O MonitoR7 entrou em contato com o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para entender a relação entre a isotretinoína e o possível redução na largura de um nariz.

O cirurgião afirma que a substância não afina o nariz. Na realidade, o Roacutan é utilizado em casos mais graves de acnes e durante o tratamento, a pele do paciente fica mais fina, porém não o suficiente para afinar o nariz. "O remédio sozinho não vai afinar o nariz, não faz sentido usar a isotretinoína para isso.” disse.

Além disso, Rubez comentou uma possibilidade de uso do remédio. “Após a cirurgia da rinoplastia, nós recomendamos o uso do Roacutan para auxiliar no processo de cicatrização, mas somente depois de fazer o processo.”

O circurgião reforça que essas "trends" que viralizam entre jovens são perigosas, inclusive nesse caso, já que é um remédio forte e de uso controlado. “Precisa de supervisão de um médico, exames de rotina, uma receita especial e acompanhamento”.

A isotretinoína é um medicamento que atua principalmente nas glândulas sebáceas, diminuindo a atividade e a produção de sebo e oleosidade na pele após algumas semanas de tratamento. Quando utilizado com prescrição e acompanhamento médico, o remédio é seguro.

Porém, o uso desmedido pode ser prejudicial. Entre os efeitos colaterais estão ressecamento da pele e das mucosas, especialmente na região dos lábios, olhos e nariz. Além disso, a substância, quando usada sem supervisão, pode provocar elevação de gorduras no sangue e dos níveis de colesterol e triglicérides.

A ingestão de álcool também não é recomendada durante o tratamento com isotretinoína. Por ser metabolizada no fígado, a combinação do medicamento com bebidas alcóolicas pode causar sobrecarga no órgão.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Últimas