Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Roubo de objetos em carros assusta turistas em cidade dos EUA?

Roubo de objetos em carros assusta turistas em cidade dos EUA?

Vídeo viralizado mostra carros com janelas quebradas, em São Francisco. Cartazes informam que não há nada de valor no veículo

Lombard Street, a rua tortuosa que é uma das atrações mais visitadas de São Francisco

Lombard Street, a rua tortuosa que é uma das atrações mais visitadas de São Francisco

Reprodução/SF Travel

Em meio a danças, receitas de pratos e imagens de animais domésticos, uma publicação em aplicativo de vídeos rápidos, chamou a atenção, com cenas diferentes. O vídeo abre com uma pessoa(provavelmente o dono da conta, @imigrante_cris), apontando para a legenda "Caos em São Francisco".

Na sequência, o vídeo apresenta inicialmente imagens de carros com janelas quebradas. A legenda seguinte descreve as outras cenas: "As pessoas colocam aviso dizendo que não tem nada de valor". São imagens de carros com cartazes improvisados nas janelas, com mensagens em inglês.

O problema de quebra de janelas de carros estacionados perto de atrações turísticas da cidade não é novo. É possível encontrar reportagens sobre o problema já em 2015. Há uma conta no Twitter(@SFCarBreakins), que trata só desse assunto.

Um dos principais jornais da cidade, o San Francisco Chronicle, mantém no seu site um mapa com os locais em que há maior número de registros desse tipo de crime. Os mesmos dados alimentam o mapa abaixo:

Mapa que mostra locais com maior registro de casos de carros com janelas quebradas em San Francisco

Mapa que mostra locais com maior registro de casos de carros com janelas quebradas em San Francisco

Here Maps - https://heremaps.github.io/xyz-showcase/sf-car-breakins/

O mapa já dá uma pista da localização do problema. O maior número de registros ocorre perto das principais atrações turísticas da cidade. São Francisco é a quinta cidade dos Estados Unidos em número de visitantes estrangeiros. A própria polícia local reconhece o problema e espalhou placas perto de alguns destes pontos, para avisar os motoristas sobre os riscos.

Abaixo, placa colocada na própria Lombard Street, uma rua tortuosa e inclinada, que se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade. Na imagem, é possível ver a placa com inscrição, em inglês, informando "Previna roubo. Remova valores. Tranque o seu carro". Acima, à direita, é possível ver o trecho florido e tortuoso da rua, que atrai turistas do mundo inteiro.

Placa em rua turística de São Francisco, sobre risco de roubo de carros

Placa em rua turística de São Francisco, sobre risco de roubo de carros

Google Maps - Lombard Street, São Francisco, Califórnia

Em 2019, a cidade recebeu mais de 3.300.000 turistas de outros países. Além da mundialmente famosa ponte Golden Gate, em São Francisco é possível visitar a ilha de Alcatraz, famosa pelo prédio do antigo presídio; o bondinho que circula pelo sobe e desce das ruas centrais; o Pier 39, com seus leões marinhos; além do cenário cinematográfico de Fisherman's Wharf, seus bares, restaurantes e lojas.

Com a redução das restrições da pandemia, o turismo na cidade voltou a crescer e, com ele, o número de registros desse tipo de crime. Segundo o Departamento de Polícia de São Francisco, em maio passado, na comparação com o mesmo mês de 2020, houve um aumento de 753% no número de casos, no distrito Central.

Trata-se de uma área que inclui atrações turísticas importantes da cidade, como Fisherman's Wharf e o bairro de Chinatown. Comerciantes da região estão tão acostumados com os estilhaços de vidro quebrados pelo chão que até já usam o apelido de "neve de São Francisco".

Segundo a polícia local, até o final de junho já tinham sido registrados mais de 7.700 casos de carros com as janelas quebradas, para roubo de objetos. A polícia afirma ter reforçado o patrulhamento nas áreas mais afetadas. É possível confirmar, em reportagens da imprensa local, que já há algum tempo há turistas que colocam cartazes em seus carros, tentando demonstrar aos criminosos que não há nada de valor no veículo.

Vídeo em aplicativo mostra o problema de carros roubados, com janelas quebradas, em São Francisco, Califórnia, EUA

Vídeo em aplicativo mostra o problema de carros roubados, com janelas quebradas, em São Francisco, Califórnia, EUA

Arte R7

Últimas