Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Tite visitou o túmulo de Fidel Castro e prestou homenagem a ele?

Tite visitou o túmulo de Fidel Castro e prestou homenagem a ele?

Técnico da seleção brasileira foi alvo de polêmicas que envolvem uma foto na sepultura do ditador cubano em mensagens em grupos virtuais

  • MonitoR7 | Do R7

O técnico Tite teria prestado homenagem ao ditador cubano
 Fidel Castro?

O técnico Tite teria prestado homenagem ao ditador cubano Fidel Castro?

Lance! Galerias

Nos últimos dias, uma fotografia de um homem que prestava uma espécie de tributo no local onde ficam os restos mortais de Fidel Castro (falecido em 2016) está sendo compartilhada. As publicações afirmam que se trata de Tite, técnico da seleção brasileira de futebol masculino. Na imagem, um homem de cabelos brancos e máscara estende a mão sobre uma placa com a inscrição do nome do ditador cubano.

Acompanha  a publicação uma pequena legenda em que se lê "Tite treinador da seleção brasileira no túmulo do ditador comunista Fidel Castro, entenderam a lacração agora?". A mensagem aparece com o selo de "encaminhada muitas vezes" no WhatsApp.

Apesar da semelhança do homem da fotografia com o técnico da seleção, não se trata de Tite. Na realidade, a imagem que viralizou é do presidente cubano Miguel Díaz-Canel, primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (CC-PCC). Para ilustrar o erro, o MonitoR7 mostra fotos dos dois usando máscara. 

Na primeira foto, o técnico da seleção brasileira, Tite, em coletiva de imprensa. 

O técnico Tite em coletiva de imprensa

O técnico Tite em coletiva de imprensa

Lance! Galerias

Nesta outra foto, Miguel Díaz-Canel, presidente cubano.

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba e primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (CC-PCC)

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba e primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (CC-PCC)

Yander Zamora/EFE - 12.7.2021

De acordo com jornais locais, Díaz-Canel fez uma visita ao túmulo de Fidel na última sexta-feira de outubro, dia 29. O memorial com as cinzas do ditador fica em Santiago de Cuba, no cemitério patrimonial de Santa Ifigênia. O próprio partido do presidente fez um vídeo que registra o momento da homenagem. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=NL89pVvrAK4&t=5s

Na mesma data, 29 de outubro, Tite realizou coletiva para anunciar os atletas convocados para partidas contra a Colômbia e a Argentina. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, onde normalmente ocorrem as convocações da seleção brasileira.

Portanto, é falso que o treinador da seleção brasileira, Tite, tenha homenageado o ditador cubano Fidel Castro. A imagem que circula nas redes sociais não mostra o técnico, e sim o atual presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. No dia da homenagem, o treinador estava no Brasil trabalhando com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe-a para o MonitoR7 que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777.

É falso que Tite prestou homenagens a Fidel Castro

É falso que Tite prestou homenagens a Fidel Castro

Reprodução/Arte R7

Últimas