Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacinados contra Covid-19 não podem doar sangue no Japão?

Informação voltou a circular em mensagens de aplicativo, citando a Cruz Vermelha japonesa

MonitoR7|Do R7

Bolsa de doação de sangue
Bolsa de doação de sangue Bolsa de doação de sangue

De acordo com a Our World in Data, organização global que coleta e sistematiza dados no mundo inteiro, o Japão registrava, até 1º de setembro, cerca de 59 milhões de pessoas totalmente vacinadas. O número corresponde, aproximadamente, 47% da população japonesa. 

A vacinação no país foi alvo de críticas de círculos anti-vacina em grupos virtuais de mensagem, nos quais viraliza uma informação de que a Cruz Vermelha do Japão estaria recusando doações de sangue de quem tomou o imunizante contra Covid-19.

A mensagem em questão já foi visualizada mais de 2300 vezes. Um dos grupos em que foi divulgada conta com cerca de 17 mil participantes. Apesar de estar em circulação atualmente, a mesma informação já se tinha se tornado viral em maio deste ano, no Facebook. A publicação, na época, recebeu mais de mil compartilhamentos.

Em razão da repercussão das publicações, a Cruz Vermelha japonesa emitiu um comunicado, afirmando que se trata de um equívoco. A única recomendação que a entidade tem é que pessoas que receberam vacinas com tecnologia de RNA mensageiro(RNAm) só podem doar sangue 48 horas depois de serem vacinadas. O prazo vale tanto para a primeira, quanto para a segunda dose. 

Publicidade

No Japão existem três vacinas aprovadas para uso: Pfizer/BioNTech, Moderna e Oxford/Astrazeneca. Destas, as que são produzidas com tecnologia de RNAm são as das farmacêuticas Pfizer e Moderna. O comunicado com essa orientação foi emitido no dia 28 de abril, porém a sua aplicação passaria a valer apenas no mês seguinte, no dia 14.

No mesmo comunicado, a Cruz Vermelha japonesa pede que respeitem a orientação e afirma que para outras vacinas, que não de tecnologia RNAm, análises ainda estão sendo feitas e por hora, não existem instruções para a doação de sangue por parte de pessoas vacinadas que receberem esses imunizantes.

Publicidade

Assim, as pessoas que tomaram vacinas não estão proibidas de doarem sangue no Japão. Elas apenas devem respeitar o prazo estipulado pelas autoridades de saúde locais. "Você pode doar sangue após o período acima, tanto para a primeira quanto para a segunda inoculação." diz trecho do comunicado.

Em março do ano passado, o Japão enfrentava uma baixa no número de doadores de sangue por conta da pandemia. Os mais jovens deixaram de ir ao centros de doação por medo do contágio, além disso, o país registra o maior número de população idosa do mundo, chegando a 28,4%, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Publicidade

Através de suas assessorias, a Embaixada do Japão no Brasil e o Consulado do Japão em São Paulo reafirmaram ao MonitoR7 o que foi informado no comunicado da seção japonesa da Cruz Vermelha Além disso, o Consulado reforça que todas as orientações são dadas pelo Ministério da Saúde e Bem Estar japonês.

No Brasil, vale a orientação do Ministério da Saúde. Para a vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan, o prazo para doação de sangue é de 48h após cada dose. Já para as vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma e Janssen-Cilag, o tempo de espera é de sete dias após cada dose. As informações são da Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e responsável pelo maior banco de sangue do país.

Além disso, outras restrições em relação à doação de sangue após aplicação de outras vacinas já existem e, em alguns casos, se assemelham com as orientações para a vacina contra Covid-19. Para imunizantes preparados com vírus ou bactéria mortos, toxóide ou recombinantes (ex: cólera, poliomielite/Salk, tétano, febre tifóide/injetável, meningite, coqueluche, pneumococo) e vacina para a gripe, o doador deve esperar, no mínimo, 48 horas após a injeção para doar.

Já para vacinas de vírus ou bactérias vivos e atenuados (ex: poliomielite oral/Sabin, febre tifóide oral, caxumba, febre amarela, sarampo, BCG, rubéola, catapora, varíola, etc.), o indivíduo deve esperar, pelo menos, quatro semanas após a imunização para doar sangue. Essas e outras restrições e recomendações podem ser encontradas nas páginas dos hemocentros na internet. 

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

É falso
que Japão recusa doações de sangue de pessoas que tomaram vacina contra Covid
É falso que Japão recusa doações de sangue de pessoas que tomaram vacina contra Covid É falso que Japão recusa doações de sangue de pessoas que tomaram vacina contra Covid

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.