Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Veículo militar tombou a caminho do desfile, em Brasília? 

Veículo militar tombou a caminho do desfile, em Brasília? 

Vídeo mostra um blindado brasileiro capotado e uma tentativa acidentada de colocá-lo na posição correta

Publicação rede social

Publicação rede social

Reprodução

O desfile de tanques e veículos militares em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, movimentou as redes sociais nesta terça-feira(10). A hashtag #tanqueciata foi adotada pelos dois lados do espectro político. Entre as publicações com imagens, o vídeo de um acidente se destacou. O vídeo mostra um tanque do Exército Brasileiro que capotou e caiu em um barranco, supostamente a caminho do Planalto. A publicação contava com quase 400 mil visualizacões no Twitter até o início da noite do dia 10. 

O vídeo, com um minuto e meio de duração, começa com o veículo já capotado e ligado a um guincho. Soldados passam na frente da gravação, enquanto o blindado é puxado. O caminhão chega a ficar com os pneus no chão. Mas, em seguida, dispara para frente, em direção ao barranco. O guincho é puxado pelo caminhão e os dois veículos despencam pela ribanceira. O texto da publicação, no Twitter, é "preparativos para o desfile militar". Em outras publicações, o texto afirma que os veículos capotaram "a caminho do Planalto".

A gravação é real, mas é antiga e o fato não aconteceu nem perto de Brasília. O vídeo é de um acidente que ocorreu em 2018. Dois veículos militares do 10º Regimento de Cavalaria Blindada tombaram na rodovia MS-384, a cerca de 25 km de Bela Vista, em Mato Grosso do Sul. Um militar sofreu ferimentos leves neste acidente. 

O tenente Alexander Rodrigues Marques, na época, disse que seria instaurado um inquérito policial militar para apurar as causas do acidente. 

Publicação rede social

Publicação rede social

Reprodução/Arte R7

Últimas