Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Verdadeiro: não são macacos que estão disseminando o vírus no surto atual de varíola

A varíola do macaco recebeu esse nome porque foram os primatas os primeiros animais a manifestar os sintomas clínicos da infecção, mas eles não são os responsáveis pela transmissão atual

MonitoR7|Do R7 com informações da Efe

O vírus monkeypox está sendo transmitido de pessoas para pessoas
O vírus monkeypox está sendo transmitido de pessoas para pessoas O vírus monkeypox está sendo transmitido de pessoas para pessoas

O nome varíola do macaco tem gerado interpretações erradas acerca da transmissão do vírus monkeypox, responsável pela infecção que causa a doença. Uma das consequências são os ataques que causaram a morte de macacos em algumas regiões do Brasil.

Diante do ocorrido, a OMS (Organização Mundial da Saúde) voltou a ressaltar, nesta terça-feira (9), que os primatas não são os responsáveis pela disseminação do vírus que desencadeou o surto atual.

A porta-voz da OMS, Margaret Harris, destacou que a razão pela qual a doença recebeu esse nome foi o fato de os macacos terem sido os primeiros animais a manifestar sintomas da infecção, em 1957.

A transmissão que estamos vendo é de humano para humano, é uma transmissão por contato próximo, e a preocupação deve se concentrar no que podemos fazer para nos protegermos e para proteger os demais", afirmou Margaret.

Publicidade

O virologista Rodrigo Rodrigues, professor adjunto da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), explica que a hipótese é que os roedores são o principal grupo transmissor do monkeypox. Ainda assim, vale destacar, não são eles os responsáveis pela transmissão atual.

“As pessoas estão fazendo confusão por causa do nome da doença e do vírus, [mas] muito provavelmente nem são os macacos o que chamamos de reservatório do vírus no ambiente. A hipótese mais provável é que esse vírus circula em roedores. Mas isso ainda é uma lacuna da ciência, ainda não sabemos de fato quais são os hospedeiros [do monkeypox] na natureza, mas é muito pouco provável que sejam macacos”, afirma o virologista.

Publicidade

Rodrigues afirma que o vírus tem potencial de passar de um humano para um animal, ou vice-versa, mas que o contato precisa ser direto, sobretudo com as secreções provenientes das lesões que o monkeypox causa na pele.

Uma das recomendações do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, para pessoas que estão com suspeita ou diagnóstico de varíola do macaco é que não tenham contato com animais de estimação e, assim, não haja a transmissão do vírus para os pets. 

Publicidade

A OMS está em processo de determinar um nome neutro para a doença, a fim de evitar a estigmatização de um grupo de animais ou humanos.

Apesar disso, nenhuma mudança foi divulgada até o momento, mesmo após a organização ter declarado o surto atual como emergência internacional de saúde, o que implica o mesmo nível de alerta que foi atribuído à Covid-19.

Estou com sintomas de varíola do macaco, o que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas:

" gallery_id="62ed330e416eb92907001e0d" url_iframe_gallery="monitor7.r7.com/verdadeiro-nao-sao-macacos-que-estao-disseminando-o-virus-no-surto-atual-de-variola-10082022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.