Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Vídeo filmado no Japão mostra tubarão de espécies pré-históricas de 80 milhões de anos? Verdadeiro

Vídeo filmado no Japão mostra tubarão de espécies pré-históricas de 80 milhões de anos? Verdadeiro

O tubarão-cobra é um animal de uma espécie considerada 'pré-histórica' que vive nas profundezas do oceano

Resumindo a Notícia

  • Um tweet causou confusão ao afirmar que um peixe possui 80 milhões de anos.
  • A espécie de tubarão de fato existe há muito tempo.
  • O animal é visto poucas vezes por viver na profundidade.
  • O tubarão-cobra pode viver até cerca de 25 anos.
O tubarão-cobra vive nas profundezas do oceano

O tubarão-cobra vive nas profundezas do oceano

Reprodução / Twitter / @LIHpics

O vídeo de um "peixe" circula  pela internet com a afirmação que o animal possui 80 milhões de anos. A declaração deixou dúvidas pela possibilidade de existir um indivíduo com esta datação, mas é verdade.

De acordo com fósseis, o peixe — mais especificamente um tubarão-cobra ( Chlamydoselachus anguineus ) —, é um animal que existe há 80 milhões de anos. Isso torna a espécie uma das mais antigas ainda vivas.

A controvérsia nas redes sociais ocorre ao confundirmos apenas uma criatura vivendo há 80 milhões de anos. Mas, a constatação é  apenas um mal-entendido do ambiente online.

"Tubarão pré-histórico de 80 milhões de anos, também conhecido como tubarão-cobra, descoberto em Awashima, Japão", diz a postagem.

Ainda assim, a espécie é pré-histórica e habita  águas profundas  (entre 600 m a 11.000 m). Estes animais chegara, a ser considerados extintos, até serem vistos novamente nas últimas décadas.

O registro raríssimo divulgado no Twitter é de 2007, e foi filmado em águas da ilha Awashima, no Japão.

As últimas vezes em que o tubarões-cobra foram vistos ocorreram em 2015, na Austrália, e em 2017, em Portugal.

O vídeo que gerou a confusão foi registrado pelo Parque Marinho Awashima. Após captur o animal, uma equipe o identificou como uma fêmea de 1,6 m. Devido ao estado de saúde, o animal acabou realocado em uma piscina com a água do mar.

Ela nadou por um tempo no local, mas morreu logo em seguida. Não se sabe ao certo a idade do animal. No entanto, a expectativa de vida da espécie é de aproximadamente 25 anos.

Últimas