Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Walmart está doando TVs que seriam descartadas?

Walmart está doando TVs que seriam descartadas?

Postagem em grupo aberto do Facebook fala da oferta e orienta sobre os procedimentos para ser um dos beneficiados com a doação

Foto de arquivo de uma loja brasileira da rede Walmart

Foto de arquivo de uma loja brasileira da rede Walmart

Paulo Whitaker/Reuters

Uma rede de supermercados doaria um dos produtos de consumo mais desejados pelos brasileiros? É o que sugere uma publicação no Facebook, compartilhada mais de 13 mil vezes. A postagem está na página de um grupo chamado "Walmart FANS".

A publicação dos fãs da rede de supermercado afirma que o Walmart(sem dizer o nome de nenhuma unidade específica) estaria com aparelhos de TV prontos para serem descartados, porque teriam algum tipo de dano ou arranhão, apesar de funcionarem perfeitamente. Os aparelhos não estariam em condição de serem vendidos e, em vez de descartá-los, a rede teria decidido doá-los para "pessoas que precisam".

Para se candidatar a ser um dos beneficiados com a doação, o interessado deveria inicialmente comentar e compartilhar a publicação. Na página é possível conferir que algumas pessoas fizeram isso. Depois, a pessoa deveria clicar num atalho, que leva a uma página específica da promoção.

O procedimento seguinte, já neste site, seria cadastrar o e-mail, clicar em continuar, verificar o e-mail e "aproveitar". Abaixo dessas instruções há outra promoção, da Amazon, para concorrer a 10 vales-presente de R$ 200,00, "totalmente grátis".

O site tem ainda imagens de aparelhos de TV que, supõe-se, seriam os destinados às doações. Há aparelhos de algumas das marcas mais reconhecidas do mercado. São TVs de tela plana, com telas de 55 a 75 polegadas. Todas com qualidade de imagem Ultra HD ou 4K. Uma delas usa a tecnologia QLED, uma das mais avançadas entre as disponíveis atualmente. Verificamos o preço atual de um dos aparelhos, de 75 polegadas, Ultra HD. Nas lojas, novo, ele é vendido por cerca de R$ 5.500,00.

Ou seja, uma oferta extremamente tentadora. Pena que seja falsa. Mais que isso, pode ser um golpe, destinado a fazer a pessoa informar dados pessoais, que podem ser usados indevidamente. E, além disso, no momento em que se clica em algum ponto do site, há o risco de que esteja programada a instalação de algum tipo de vírus ou malware, que prejudique o seu celular ou seu computador.

Vamos explicar todos os indicativos que encontramos de que se trata de um golpe. Para começar, a rede Walmart não opera mais no Brasil. Em 2019 a rede anunciou que estava deixando suas operações brasileiras, que foram convertidas na marca BIG Supermercados. Em março do ano passado a rede Carrefour comprou o grupo BIG. Ao MonitoR7, o Grupo BIG disse que "não possui nenhuma relação com o Walmart.

O endereço do site não contém sequer a palavra Walmart. É um site produzido com uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google. Apesar de aparecer o logotipo do Walmart na parte de baixo do site, com links para os vários departamentos da empresa, trata-se apenas de uma imagem e, portanto, nenhum dos links funciona.

Ao se clicar no local indicado do site, a pessoa é levada a outra página, em que é oferecido um teste online que pode ensinar como "ganhar dinheiro na internet". O sistema de defesa do próprio navegador do computador que usamos avisa para não prosseguir no site, porque ele não é seguro, "por conter conteúdo enganoso que pode levar você a perder informações pessoais, dados financeiros e até mesmo dinheiro".

Além de todos os elementos que elencamos nesta checagem, a publicação que promete a doação de aparelhos de TV apresenta o mesmo roteiro clássico de uma postagem falsa nas redes sociais, como erros de português e o pedido para compartilhar com mais pessoas.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Walmart não está doando televisões

Walmart não está doando televisões

REPRODUÇÃO/ARTE R7

Últimas