Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Xi Jinping foi preso e está ocorrendo golpe militar na China? Falso

Rumor começou com vídeo de jornalista chinesa sobre o assunto e foi reforçado após ausência do presidente em reunião do governo 

MonitoR7|Maria Cunha*, do R7

Xi Jinping não foi preso por militares e deve garantir seu terceiro mandato de liderança
Xi Jinping não foi preso por militares e deve garantir seu terceiro mandato de liderança Xi Jinping não foi preso por militares e deve garantir seu terceiro mandato de liderança

O presidente da China, Xi Jinping, de 69 anos, tornou-se alvo de diversos comentários nas redes sociais sobre uma suposta prisão do líder chinês em meio a um golpe militar no país. 

O rumor, que chegou aos trend topics do Twitter no Brasil, teve início com a jornalista chinesa Jennifer Zeng, que mora nos Estados Unidos e gravou um vídeo no qual fala que fontes suas no PCC (Partido Comunista da China), em Beijing, haviam confirmado o boato. 

Em seguida, ela mesma desmentiu o que havia noticiado. Mas a propagação da informação falsa já estava ocorrendo.

Para aumentar a veracidade da história, perfis no Twitter começaram a compartilhar junto ao boato um vídeo, sem data, de uma movimentação militar que seguia para Pequim.

Publicidade

A história foi reforçada ainda após a ausência do presidente em uma importante reunião governamental. Informações de cancelamento de voos, ocorridos na quarta-feira (21), também foram utilizadas como se estivessem acontecendo na última sexta-feira (23). 

Leia também

Depois de tudo isso, usuários começaram a propagar que Xi Jinping realmente teria sido preso por militares do país, responsáveis por um golpe de Estado.

Publicidade
Em tuítes, usuários comentam possibilidade de prisão de Xi Jinping
Em tuítes, usuários comentam possibilidade de prisão de Xi Jinping Em tuítes, usuários comentam possibilidade de prisão de Xi Jinping
O rumor de um golpe militar na China também foi amplamente discutido
O rumor de um golpe militar na China também foi amplamente discutido O rumor de um golpe militar na China também foi amplamente discutido

Rodrigo Zeidan, professor de economia da NYU Shanghai e morador na China, enfatizou que as informações sobre o golpe e a prisão do lider chinês não passavam de boatos.

Em vez de perder força, o líder chinês mostra-se cada vez mais firme no cargo. No dia 16 de outubro, o Partido Comunista da China realizará seu encontro quinquenal, o 20º Congresso Nacional, evento no qual Xi Jinping deve garantir seu terceiro mandato de liderança no partido e, portanto, do país. 

Publicidade

O líder se tornou presidente da China em 2013 e é secretário-geral do Partido Comunista da China há mais de uma década.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Marcos Rogério Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.